Instituto TIM

TIM Faz Ciência começa bem na turma da Carla

19/05/2014

A professora Carla Boides Ribeiro, de Porto Alegre, enviou fotos e um relato sobre a aula inaugural de TIM Faz Ciência na turma dela. Veja como foi:

 

Olá, tudo bem?

Meu nome é Carla, tenho 35 anos, tenho uma filha de 9 anos (que me pede para participar do TIM Faz Ciência!) e sou professora na Escola Municipal Dolores A. Caldas que fica na Restiga, em Porto Alegre.

Ontem (14/05) realizei a aula inaugural com a minha turma e foi muito legal, superaram minhas expectativas. Os alunos participaram falando suas opiniões ao descreverem o que significava a palavra aventura, ficaram empolgados quando fiz o convite dizendo que todos iriam participar de uma aventura, seus olhinhos brilhavam diante do desafio.

Confesso que não sou chegada em “receitas” prontas, mas o programa TIM Faz Ciência me deixou bem à vontade para acrescentar outras ideias. Eu perguntei para as crianças o que pensam sobre a palavra aventura, o que vem na cabeça quando escutam essa palavra. Eles foram dizendo e eu escrevendo, montando um mapa conceitual. Depois disso, produzimos um texto coletivo, conversamos sobre as criações humanas. Os alunos ficaram de trazer gravuras na próxima aula de ciências e se sentiram motivados porque se perceberam dentro das atividades como protagonistas e com isso são capazes de criar, inventar, produzir, fazer alguma coisa.

Para concluir nossa primeira aula dois colegas entregaram para cada um o Caderno do Estudante. Eles olharam com muita aprovação e se divertiram completando com suas opiniões na contracapa. Sugeri que cada um lesse o que escreveu, todos estavam interessados em escutar os amigos e também para contar ao grupo o que tinham escrito.

Semana que vem a ideia inicial é construirmos um cartaz com as criações humanas, relacionando as criações e seus criadores, trabalhar a história e os desafios sobre observar.

Até mais e um excelente trabalho para todos nós!!!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

8 Comentários

  1. Avatar

    Carla.
    Belíssimo depoimento. As fotos só ilustraram a emoção do teu relato. É muito bom ver nossos alunos envolvidos em uma temática tão importante e de forma tão participativa.

    Responder
  2. Avatar

    Olá professora!
    Eu também estou nessa família do Tim faz Ciência mas infelizmente não iniciei o projeto com as crianças porque minha rede municipal de ensino está em greve!
    Estou buscando inspiração para minha aula inaugural e você me deu esse gás que faltava!
    Parabéns

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Shirley, fique de olho porque logo mais vamos colocar outros depoimentos de professores aqui no site. Quem sabe você não encontra ainda mais inspiração para suas aulas?
      🙂

      Responder
  3. Avatar

    Olá pessoal,lendo o relato da professora Carla me sinto ainda mais empolgada e ansiosa para que a formação aconteça o quanto antes aqui em Rafael Jambeiro-BA para que possamos deslanchar com essa boa ideia da TIM que nos possibilita novos aprenderes e pertencimento nessa viagem de descobertas inter e multidisciplinar no contexto amplo da Ciências idealizado para nós e nossos alunos.Que o programa nos faça alçar novos voos e aflore a nossa criatividade.Já li,reli,explorei o site e sinto a criança dentro de mim dizer: ”É ISSO! ESSE É O CAMINHO!”

    Jaqueline Carvalho-SME
    Rafael Jambeiro-BA

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Ficamos felizes de ver que você sentiu tanta coisa bacana com o programa. Continue entrando aqui no site, lendo os conteúdos e se envolvendo com TIM Faz Ciência. Estamos à disposição!

      Responder
  4. Avatar

    sora amei o projeto . valeu por nos dar aula . espero que o projeto continue por muito tempo. por que esta legal demais . eu te adoro . o projeto tem que continuar no mundo todo . espero que muita gente entre no site e saiba mais sobre o projeto. bjs te adoro e te amo muuuitooo.

    Responder
  5. Avatar

    OI TURMA DA PROFESSORA CLARA

    PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE E PELA VONTADE DE APREENDER O MUNDO.
    VISÃO DE MUNDO É VER OS OUTROS COMO ELES SÃO E PERCEBER COMO PODEMOS MELHORAR NOSSA CAPACIDADE DE AMAR E VER O MUNDO COMO OS OUTROS VEEM.
    CONTINUEM COM O PROJETO DE VOCÊS. UM BOM COMEÇO CARECE DE MUITA VONTADE PARA DAR CONTINUIDADE AOS NOSSOS SONHOS.
    CORAGEM. SEJAM CRIATIVOS EM SUAS AVENTURAS.

    Responder
    • Avatar

      sora te amo muito, obrigado por nos dar essa aula maravilhosa de ciências, obrigado por nos dar a chance de aprender sobre este projeto!!!
      continue assim!!!! sendo essa pessoa maravilhosa que é hoje e que encanta do mundo que a conhece!!!!
      bjs sora Carla.

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code