Instituto TIM

Tudo sobre ciência em um só lugar

04/04/2014

Você já precisou procurar informações sobre ciência na internet e ficou perdido? Pois um pesquisador de São Paulo teve uma ótima ideia pra acabar com esse problema: criou um agregador de conteúdo sobre diferentes áreas da ciência, que reúne em um só lugar publicações de 65 blogs de professores, pesquisadores, estudantes e jornalistas especializados em ciência. É o Periódico, que tem o objetivo de divulgar ciência para quem não é cientista e esclarecer assuntos mais complexos (como normas técnicas, por exemplo).

Quem está por trás da iniciativa é o desenvolvedor de software e doutorando em Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo (USP) Felipe Saraiva, de 25 anos. “Desde pequeno, quando eu via figuras científicas tinha curiosidade em me aprofundar no assunto. De repente, me despertou a vontade de fazer ciência”, afirma. Felipe diz que sua paixão pela ciência não só influenciou seus projetos, mas também o impulsionou a levar essa paixão para mais pessoas. “Eu queria ser cientista e também compartilhar o que eu aprendia com as outras pessoas. Foi aí que eu descobri que era possível unir as duas vontades: eu poderia ser cientista e ser professor. Hoje este é o meu objetivo principal de carreira”, conta.

A função principal do Periódico é aumentar a divulgação dos blogs relacionados, já que a difusão da ciência é fundamental e ainda precisa ser estimulada no Brasil. “Funciona como um feed de notícias sobre ciências. Você lê os blogs cadastrados, clica no link do conteúdo que quer ler, e já é direcionado para o blog original”, explica. Os leitores são estudantes, principalmente universitários, de Química, Biologia e Física. “Professores e estudantes interessados em ciência também entram. Sabemos quem entra, pois muitos deles nos enviam e-mail”, comenta.

Ficou interessado? Qualquer pessoa pode acessar ou se cadastrar no agregador para disponibilizar suas publicações e ler as publicações disponíveis lá. O acesso e cadastro de publicação são gratuitos. Para saber mais, acesse: periodico.blog.br.

Periódico - foto1

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code