Na observação do recreio do IEE São Francisco Xavier, de Porto Xavier (RS), o 4º ano percebeu que meninos e meninas brincavam juntos, que havia algumas brigas e que o Sol batia bastante no pátio! Juntos, eles criaram uma lista com 12 sugestões para melhorar esse momento, como não brigar, chamar uma pessoa responsável quando alguém brigar, arborizar o pátio da escola, respeitar os outros, não falar palavrão e colocar o lixo na lixeira.
A professora Nelci Lourdes Back Oliveira disse que todos se comprometeram a colocar as sugestões em prática. Mas precisavam da permissão do diretor da escola para arborizar o pátio. Então, a turma fez um plano de ação. Primeiro, voltaram ao pátio e verificaram se tinha espaço para plantar mais árvores. As crianças observaram que havia árvores frutíferas com copas bem fechadas, e que poderiam substituir aquelas que tinham a copa mais rala. “Além disso, se plantássemos uma fileira com três mudas no estacionamento teríamos sombra à tarde nos brinquedos”, conta Nelci.
Depois, os alunos convidaram o diretor para uma conversa na sala de aula. Ele parabenizou a classe pela inciativa e explicou que não poderiam plantar outras árvores no local porque ali passavam os cabos de energia da escola. Mas deixou um convite para o dia seguinte! Durante o recreio, eles foram marcar outro lugar na escola em que pudessem fazer o plantio. As próprias crianças escolheram a espécie: uma mangueira, porque ela produz bastante sombra e muitas frutas.
Escolhidos o lugar e a espécie, a turma levantou hipóteses sobre qual é o procedimento certo para o plantio. Um funcionário da escola que entende bem do assunto explicou tudo para as crianças. E então, mãos à obra para plantar as três mudas! A professora aproveitou para ajudá-los a medir a altura de cada uma e o tamanho das covas. Agora, os alunos vão pesquisar o nome científico, as características, os frutos, a origem e o tempo de vida da mangueira. Usando as notas fiscais das mudas e dos alambrados para proteção, Nelci também explicou sobre o sistema monetário, números decimais, problemas matemáticos e o comércio. Ela fez um vídeo com as fotos de todo esse trabalho da turma!
Na continuação das etapas, a classe fez um jogo coletivo com diferentes situações e como elas poderiam ser verificadas.
Em “Questionar”, os estudantes escreveram muitas cartinhas para enviar a crianças que estão fora da escola. Veja como ficaram: