Instituto TIM

Um ano todo dedicado à luz e suas tecnologias

28/05/2015

Quando pensamos em luz, normalmente lembramos da luz elétrica e da luz do Sol, do claro e do escuro. Mas a luz está presente de muitas outras formas na nossa vida. A luz solar pode gerar energia, por meio de painéis fotovoltaicos. Com ela, são produzidos lasers e outros tipos de luz essenciais para a medicina (como no aparelho de raio X). A internet conecta o mundo todo com uma tecnologia que usa a luz. Além disso, as plantas precisam da energia da luz solar para sobreviver – e nós não existiríamos sem elas.

A luz é tão importante que ganhou um ano todinho dedicado a ela! Este ano de 2015 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz. A intenção é justamente mostrar a todos que a luz é essencial para as nossas vidas e também para o desenvolvimento dos países – há mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo que não têm acesso à luz elétrica. Para isso, instituições do mundo todo prepararam um calendário especial de eventos sobre esse assunto.

Aqui no Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ficou responsável pela versão brasileira do site do Ano Internacional da Luz, que é atualizado periodicamente com notícias e eventos programados sobre o tema. O site oficial dessa iniciativa, coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), também inclui eventos do Brasil e de dezenas de países, mas está em inglês.

Para entrar no clima do Ano Internacional da Luz, há uma edição do programa Globo Ciência, da Rede Globo, que apresenta muitas curiosidades sobre a luz. Quem foram os principais cientistas que estudaram a luz? De que forma enxergamos a luz que chega até nossos olhos? A luz é uma onda ou uma partícula? Descubra clicando aqui.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code