Instituto TIM

Um caminho para aprender plenamente

05/05/2016

Há quem diga que para aprender é preciso disciplina, no sentido de ser um aluno obediente. A professora Lilian Faversani, especialista em Psicanálise e Infância, está mostrando em alguns dos encontros de formação de TIM Faz Ciência que há um jeito melhor de aprender – e que, para isso, é preciso entender o significado original da palavra “disciplina”.

Essa palavra tem origem no termo em latim discere, que significa “aprender”. E o prefixo “plina” quer dizer “plenamente”. Aprender plenamente é bem diferente de aprender por obediência. Quem aprende obedecendo segue fielmente o que é dito, sem questionar, e não vai além disso. “Ele vai sempre depender de alguém que lhe diga o que fazer, não saberá tomar decisões, não saberá eleger razões para fazer desta maneira ou daquela”, explica Lilian. Já a pessoa disciplinada, ou um discípulo, não aprende só o que é lhe é ensinado, mas também entende os motivos pelos quais está aprendendo um conteúdo e a forma como ele está sendo ensinado. “Portanto, o discípulo é um sujeito que, em algum ponto da linha, pode ocupar o lugar do mestre”, diz a professora.

Por isso, é mais interessante quando a preocupação principal do professor é em como ele irá ensinar os estudantes, e não em fazer com que os alunos o obedeçam. É claro que para aprender os estudantes também precisam seguir certos comportamentos em sala de aula. Lilian diz que um caminho para isso é mostrar por que é necessário seguir um método de estudo para cada matéria. “A disciplina é uma adesão voluntária a certos métodos porque eles parecem boas ideias”, acrescenta. As maneiras de estudar língua portuguesa e matemática, por exemplo, são muito diferentes. Enquanto a primeira permite mais debates em sala sobre a interpretação de um texto, que envolve opiniões diferentes, a segunda exige bastante concentração nos exercícios para conseguir resolvê-los – e só há um resultado final.

E é assim também com as operações intelectuais exploradas em TIM Faz Ciência, que são uma forma de pensar, compreender e produzir ciência. “As crianças entendem isso, uma vez que isso lhes seja explicado. E é muito diferente a resposta delas quando o pedido para que elas se comportem de determinada maneira advém de um método da ciência ou advém de uma fala impositiva de um professor”, conclui.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Não perca os próximos encontros de formação com o tema “O programa TIM Faz Ciência e os saberes disciplinares”, que acontecerão em Fortaleza (CE), em 6 de maio; Vitória (ES), em 13 de maio; Teresópolis (RJ), em 19 de maio; e Campo Grande (MS), em 24 de maio.

2 Comentários

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    Gostei muito do tema disciplina que os encontros da TIM FAZ CIÊNCIAS está aplicando nos encontros de formação, porque acho que muitos professores pensam que disciplina na sala de aula é o aluno quieto, que faz as atividades, que não interfere nas aulas. Eu acho que disciplina tem o aluno que questiona, reflete, tem atitudes de iniciativa, procura resolver as atividades. Por isso gostaria de receber mais informações sobre esse tema. Obrigado por me enviarem esses assuntos.

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      É bom demais quando temos alunos com esse tipo de disciplina, não é mesmo, Alires? Ficamos felizes que tenha gostado da matéria! Em breve haverá um encontro de formação com esse tema em Florianópolis, se você puder participar será muito bacana. A Central de Relacionamento vai te informar sobre a data assim que for agendada.

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