Um dos instrumentos usados pelos cientistas para registrar suas atividades, observações, reflexões, descobertas e todos os passos de suas pesquisas é o diário ou caderno de campo. As anotações feitas ali são muito importantes, porque são um registro de todo o trabalho realizado e de cada etapa que levou ao resultado final de uma pesquisa. Como os alunos do 5º ano da EMEF Aramy Silva, de Porto Alegre (RS), iriam começar a agir e pensar como os cientistas, a professora Lisiane Gazola Santos convidou-os a fazer seu próprio diário de campo de TIM Faz Ciência, com relatos e desenhos das atividades!
E o primeiro registro nesse diário foi do percurso “Observar”. Depois de ler “A história de Zé, Doroteia e as árvores”, as crianças observaram o caminho da escola até suas casas e anotaram coisas que nunca tinham visto antes nesse trajeto. Muitas novidades diferentes foram observadas, como um carro abandonado, uma casa que foi demolida e uma árvore com flores.
Em seguida, a classe se dividiu em sete grupos para observar o recreio, cada um com o objetivo de verificar uma hipótese diferente. Todas as observações foram registradas em desenhos e textos, exibidos em um grande mural na escola. No final da etapa, eles escreveram em seus diários um texto coletivo sobre todas as atividades que fizeram.
As crianças adoraram as histórias “O estranho caso do rocambole de cinco voltas” e “O estranho caso das mulheres de Viena”! Mas a professora percebeu nos textos e desenhos que elas fizeram sobre “Verificar” que muitas ainda não tinham entendido tão bem o que significa essa operação. Entre as explicações, estavam que “Verificar” era observar atentamente ou ver com mais atenção. Então, Lisiane usou uma situação da própria sala como exemplo.
Essa turma é bastante agitada, e alguns professores já reclamaram disso. Então, todos pensaram juntos e observaram que havia quatro problemas que se ligavam e causavam esses momentos de agitação de classe: brincadeiras fora de hora, irritação, agressão e falta de educação. Para verificar e solucionar essas situações, os alunos sugeriram observar quando elas acontecem e perguntar aos colegas qual é o motivo do comportamento e como eles poderiam resolver o problema.
“Depois desta conversa e reflexão, a turma percebeu que ‘Verificar’ envolve criar procedimentos, ferramentas que possibilitam saber se nossas hipóteses estão corretas ou não”, disse Lisiane. Todas as etapas terão atividades específicas para registrar no diário. No final, a professora vai encadernar todas as páginas para que cada estudante tenha o seu diário de campo definitivo de TIM Faz Ciência!