Instituto TIM

Você já conhece todos os materiais e recursos de TFC?

31/08/2017

O material didático de TIM Faz Ciência foi elaborado para contribuir com o ensino de ciências nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, convidando crianças e professores a explorar sete operações intelectuais próprias à produção do conhecimento. E além dos cadernos, o site de TFC tem uma variedade de recursos disponíveis para que os professores acessem e utilizem à vontade em suas aulas. Você já conhece todos eles? Confira!

Na página Materiais didáticos, você encontra links para visualizar, baixar e imprimir gratuitamente todos os cadernos que compõem o material didático de TFC. São oito cadernos para os professores (um para cada operação intelectual e a Bula, com orientações sobre as atividades) e um Caderno do Estudante. Já a página Conheça as 7 operações reúne todos os vídeos que dão suporte às atividades, com aulas conduzidas pelo professor José Sérgio Carvalho e as histórias de cada operação contadas pela contadora de histórias Kiara Terra.

A Galeria de Pensadores contém vídeos com depoimentos de especialistas brasileiros e estrangeiros sobre educação e o ensino de ciências na escola. Navegue pelas seções Notícias e Para Saber + para ficar por dentro de novidades e curiosidades do mundo da ciência, conhecer sugestões de materiais para incrementar as aulas e conferir como o percurso de TFC foi realizado em escolas de todo o país.

TFC também tem dois perfis no Flickr onde você pode ver fotos das aulas e registros de atividades de TIM Faz Ciência enviadas pelos professores e professoras que participaram do programa. Os álbuns de fotos estão neste perfil e os álbuns de atividades estão neste perfil.

E se quiser conferir relatos de outros participantes, visite as seções de comentários voltadas para professores, estudantes e interessados. Fique à vontade!

1 comentário

  1. Estou trabalhando esse ano novamente com meus alunos de quarto e quinto ano, está sendo maravilhoso é a segunda vez que faço um trabalho.

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *