Instituto TIM

Albert Einstein para todas as idades

18/12/2014

Albert Einstein é um dos maiores gênios que já existiram. Esse físico alemão revolucionou a ciência e mudou os conceitos que existiam sobre gravidade, tempo e espaço com suas teorias da relatividade. Ele é o autor da famosa fórmula E = mc², mostrando que a energia é equivalente à massa: uma pode ser transformada na outra. Sabe aquelas portas que se abrem sozinhas quando alguém se aproxima? Ou objetos que funcionam com energia solar? Essas e outras invenções só foram possíveis depois que Einstein descobriu o efeito fotoelétrico, o que fez com que ele ganhasse o Prêmio Nobel de Física em 1921.

As descobertas desse cientista influenciam até hoje os estudos da física. Não é à toa que ele foi eleito pela revista norte-americana Time a Pessoa do Século, em 1999! Por isso, não é difícil encontrar materiais que falem sobre sua vida e seu trabalho. Um deles tem uma proposta muito bacana, explicando algumas de suas teorias para crianças. Nos vídeos de “O mundo do pequeno Einstein”, do canal alemão Deutsche Welle, uma animação do cientista dá exemplos simples de conceitos como a velocidade da luz, absoluto e relativo e a supermolécula. Clique na imagem abaixo para acessar os vídeos dublados em português.

 

O mundo do pequeno Einstein

 

A revista Nova Escola publicou uma matéria em seu site com dicas para falar sobre Einstein a alunos do Ensino Fundamental. Além de sugestões de atividades, a reportagem fala curiosidades de quando o físico era apenas um estudante. Ele mesmo assumia que era um grande curioso, e sempre lia livros de física e filosofia em casa por conta própria! E sabia que até os gênios têm seus pontos fracos? Einstein não se dava bem nas aulas de línguas estrangeiras, principalmente o grego. Saiba mais acessando este link.

Também é possível ter acesso a todos os registros do cientista na internet! A Universidade Hebraica de Jerusalém, de Israel, e o Instituto de Tecnologia da Califórnia, dos Estados Unidos, publicaram os arquivos completos de Einstein no site Einstein Archives Online (em inglês). São milhares de textos científicos, documentos, cartas pessoais e diários de viagem digitalizados. Os textos são difíceis de ler, já que estão em alemão, mas é bem interessante navegar pelos documentos originais do físico – tem até seu certificado de conclusão do Ensino Médio!

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *