Instituto TIM

Cientistas do Brasil viram animações

19/11/2015

Você consegue lembrar de cabeça o nome de algum cientista brasileiro? Se você teve dificuldade para responder essa pergunta, não está sozinho. Na pesquisa “Percepção Pública da C&T no Brasil 2015”, realizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, só 6% dos entrevistados conseguiram lembrar o nome de um cientista brasileiro. Por isso, a nossa dica de hoje é bem interessante para quem quer conhecer mais sobre alguns brasileiros tão importantes para a ciência.

O Canal Futura, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), criou uma série de animações chamada “Um cientista, uma história”. Serão 30 episódios, cada um contando a história, o trabalho e curiosidades de grandes cientistas aqui do Brasil. Já foram lançados nove episódios até agora, todos com cerca de 5 minutos e com uma linguagem simples, voltados para todas as idades.

Você vai saber como o médico mineiro Carlos Chagas usou a observação e a classificação para ajudar a identificar e a combater diversas doenças.

 

E que a descoberta de como surgem as supernovas – uma das fases da vida de uma estrela – foi feita pelo físico pernambucano Mário Schenberg, em parceria com o físico russo George Gamow.

 

Foi graças a outro médico mineiro, Vital Brazil, que a produção do soro antiofídico (contra venenos de cobras) foi aprimorada, salvando milhões de vidas em todo o mundo.

 

Essas são apenas algumas das histórias incríveis apresentadas pela série. Você pode assisti-la de duas formas: no Canal Futura, às segundas e quintas-feiras às 20h, ou no canal do Sesi no YouTube, que publica dois novos episódios por semana.

8 Comentários

  1. Otima iniciativa. Sugiro o nome do Tenente Coronel médico Muniz de Aragão. Pioneiro da saúde pública e responsável pelo estabelecimento da profissão de médico veterinário no Brasil. O médico soldado.

    Responder
  2. Fique extremamente feliz em receber essa notícia de que fizeram animações dos cientistas brasileiros. Sempre fui defensor da popularização da ciência brasileira, em especial a Astronomia e a Física. Certamente esse acervo fara parte do material didático a atribuirei em minhas aulas da história da ciência. Parabéns pela iniciativa. Agora vamos espalhar e popularizar essa ideia…

    Responder
  3. Nossa, muito legal essa iniciativa de vocês de divulgarem a Ciência de uma forma simples e divertida. Amei o vídeo e aprendi muito com ele. Já tinha ouvido falar da doença de Chagas, claro, mas nunca de uma forma que atraísse tanto a minha atenção. Vocês estão de parabéns!

    Responder
  4. Gostaria que fosse feita uma homenagem a um dos maiores cientistas brasileiro dos nossos tempos, o Professor Leopoldo de Meis. Médico de formação, porém muito mais que isso, um bioquímico atuante na área da pesquisa básica em bioenergética em educação em ciências. Um gênio e um singular educador e formador social! !!!

    Responder
  5. Excelente

    Responder
  6. Essa ação de transformar a história real de nossos cientistas em história animada foi fantástico! Esses vídeos renovarão conhecimentos de faceis memorização. Já repassei hoje para os alunos que amaram e após assistir os vídeos, Mardonio, um aluno da Escola Antonio Correia Lima, muito envolvido nas atividades do Tim faz ciência, relacionou a história do Djalma Guimarães com os percursos estudados no programa Tim. Foi muito legal seu questionamento, o qual fez que outros alunos atentassem a isso. E em relação ao Santos Dumont após o vídeo os alunos da Escola Raimundo Mangueira fizeram campeonatos de aviãozinho de papel. Foi bem legal as aulas de hoje. Quero aproveitar e Parabéns aos organizadores do Tim Faz Ciência pelas excelentes matérias de cunho pedagógico que subsidiam conteúdos de sala de aula. Eu particularmente, sempre utilizo esses conteúdos fazendo das minhas aulas muito mais emocionantes.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Maria Liduina,
      Foi uma alegria enorme ler seu comentário! Ficamos muito felizes por você ter aproveitado na sua sala de aula nossa matéria sobre os cientistas brasileiros, e mais felizes ainda de saber que você tem aproveitado o material que publicamos aqui. Essa é nossa intenção, e é para ver depoimentos como o seu que a gente se dedica tanto!
      Quanto ao Santos Dumont, fizemos uma outra matéria sobre ele. Você chegou a ver? Está aqui: http://timfazciencia.com.br/noticias/santos-dumont-foi-mesmo-quem-inventou-o-aviao/.

      Responder
    • Muito boa mesmo, essa iniciativa deles. Espero que mais pessoas se interessem por isso e acessem a página para divulgar ainda mais a Ciência.

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *