Instituto TIM

Coleção de insetos para a sala de aula

10/10/2014

Eles são pequenos, têm o corpo dividido em três partes, andam sob seis patas e podem até voar. Os insetos formam quase metade de todas as espécies na Terra e existem nas mais variadas formas e cores, desde uma formiguinha até uma colorida borboleta. Por isso, observá-los é um exercício que traz muitas descobertas e aprendizado.

Uma maneira de envolver os alunos nessa atividade é a criação de um insetário. Essa é uma tarefa que precisa ser feita em mais de uma aula, mas que estimula bastante a participação das crianças e rende assunto para muitas pesquisas e discussões. Para realizar a coleta e montar o insetário, é preciso antes solicitar uma autorização – senão, essa atividade pode ser considerada um crime ambiental. Entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente ou algum órgão relacionado em seu estado para saber como solicitar essa autorização. Veja algumas dicas para montar seu insetário.

1. Combine com a turma os insetos que serão coletados. É importante escolher animais que não ofereçam risco aos alunos e lembrá-los de tomar muito cuidado na hora da coleta, usando apenas os materiais indicados para manuseá-los.
2. O ideal é usar o próprio espaço da escola para fazer a coleta, porque existem locais públicos que não permitem essa atividade. As crianças também podem fazer a coleta em casa, mas com a supervisão de um adulto.
3. Para a coleta, a turma pode usar um puçá, que é uma rede usada para pesca, ou outras redes com tecido resistente. Também é preciso um frasco de vidro para colocar os animais coletados.
4. Há duas maneiras de matá-los sem danificar as partes do seu corpo: guardando os frascos de vidro no congelador durante 10 a 15 minutos ou colocando um algodão com álcool dentro do vidro e fechá-lo.
5. Para montar o insetário, é preciso que os insetos estejam um pouco amolecidos. Para isso, coloque um pedaço de algodão umedecido dentro do vidro. Então, use alfinetes para prender os insetos em um pedaço de isopor e coloque dentro de uma caixa com tampa. Está pronto!
6. Você ainda pode incluir etiquetas com a identificação dos bichos e até separá-los em classificações sugeridas pela turma.

Não podemos esquecer que os insetos fazem parte do meio ambiente. Por isso, eles só serão retirados do lugar onde vivem para este estudo em especial. Conheça mais sobre essa atividade nestes links:

– No Portal do Professor, do Ministério da Educação, é possível buscar por “insetário” e encontrar sugestões de aulas com esta atividade.
– No livro “Biologia: aulas práticas”, organizado por Bianca Caroline Rossi-Rodrigues e Eduardo Galembeck, há orientações para a coleta a partir da página 51.
– Veja a experiência de uma professora de Rio Branco (AC) com a montagem de um insetário na revista Nova Escola.

Curiosidade: Um inseto bem curioso é a borboleta, que passa por quatro fases para realizar uma grande transformação: do ovo nasce a lagarta, que forma uma pupa (ou crisálida) para se tornar uma borboleta. Você sabe como a metamorfose acontece? Veja no vídeo abaixo.

1 comentário

  1. Avatar

    adorei a ideia. dá todos os passos e sugestões para a aplicação

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code