Instituto TIM

Descubra sobre o eclipse solar em evento

23/10/2014

O eclipse total do Sol é um fenômeno raro. Ele acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, em condições bem específicas: a Lua deve estar mais próxima da Terra e totalmente alinhada com o Sol. Mesmo que o nosso satélite seja bem menor do que o Sol, parece que os dois ficam do mesmo tamanho, porque a Lua está bem mais perto da gente. Assim, ela encobre a luz do Sol por um período bem curtinho, apenas alguns minutos. Mas é tempo suficiente para parecer que o dia virou noite nos lugares em que dá para ver o eclipse!

Na região Sul do Brasil, o último eclipse total do Sol aconteceu em 3 de novembro de 1994. Naquele ano, o Departamento de Astronomia, o Observatório Astronômico e o Planetário Professor José Baptista Pereira, todos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS), organizaram expedições científicas para observar esse fenômeno em quatro cidades da região – Erechim (RS), Marcelino Ramos (RS), Torres (RS) e Criciúma (SC) –, além de ações educativas em Porto Alegre.

Para comemorar os 20 anos desse acontecimento, eles estão programando a Semana do Eclipse Solar. Serão diversas palestras, oficinas, observações do Sol e exposições sobre o eclipse, entre os dias 2 e 7 de novembro no Planetário e no Observatório. Será possível, por exemplo, observar as manchas do Sol usando telescópios, investigar como a Terra gira em torno do Sol e conhecer os primeiros registros de um eclipse, há muitos e muitos séculos atrás, em uma região que se chamava Mesopotâmia.

Semana do Eclipse Solar

 

Todos podem se inscrever, mas as atividades têm vagas limitadas e há algumas especiais para estudantes do Ensino Médio e professores da Educação Básica. Para consultar a programação completa e garantir sua inscrição, mande um e-mail para astro@ufrgs.br.

Curiosidade: O vídeo a seguir, do canal TED-Ed, explica todos os detalhes de como acontece o eclipse solar total. Na barra inferior do vídeo, dá para colocar legendas em português.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code