Instituto TIM

Explore o mundo usando o computador

18/11/2014

Como é o nosso planeta visto de cima? Pelo aplicativo Google Earth, é possível descobrir. Você consegue observar imagens aéreas de todos os cantos do planeta capturadas por satélites. Já no Google Street View dá para ver de pertinho vários desses lugares em imagens de 360 graus. É como se você estivesse andando no próprio local!

Esses dois programas já estão até sendo usados por cientistas em algumas pesquisas, como para estudar o habitat dos ursos polares e para monitorar uma tribo isolada na floresta Amazônica. Em sala de aula, eles podem servir como ferramenta para diversos tipos de atividades. As crianças podem observar as características de diferentes biomas e paisagens, tanto pelas fotos aéreas do Google Earth quanto explorando as imagens feitas pela equipe e pelos usuários do Google Street View de lugares como as ilhas Galápagos, no Equador, a Antártida ou a Grande Barreira de Corais, na Austrália.

 

Print Google Street View

 

No Google Earth, os alunos podem se localizar e verificar a distância do lugar onde moram até outros pontos do planeta. Ou observar imagens do céu e da superfície da Lua e de Marte. Esse aplicativo também tem várias ferramentas para pesquisas específicas, como para verificar a temperatura e a posição das nuvens em tempo real e ter acesso a fotos que outros usuários postaram de diferentes lugares do mundo.

Para acessar o Google Earth, você pode baixar o aplicativo gratuitamente em seu computador, tablet ou celular. O Google Street View pode ser acessado por meio de um site, mas também é um dos recursos disponíveis no Google Earth. Os dois programas têm informações em português para ajudar na navegação.

 

Print Google Earth

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *