Instituto TIM

Histórias de animais em extinção

26/06/2015

No Brasil, há 1173 espécies de animais ameaçadas de extinção (a lista mais recente, divulgada em 2014, está disponível aqui). São animais que correm o risco de desaparecer na natureza, principalmente por causa de ações causadas pelos seres humanos. Para ajudar as crianças a conhecer mais sobre esse tema tão importante, o Canal Ciência, portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), lançou o “Livro Vermelho das Crianças”, com a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O “vermelho” do título não é por causa da cor da capa, mas tem inspiração no “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção”. É um livro que foi publicado em 2008 pelo Ministério do Meio Ambiente com diversas informações sobre as espécies que correm risco de extinção. Os autores do “Livro Vermelho das Crianças”, Otávio Maia e Tino Freitas, encontraram uma maneira diferente de divulgar essas informações para os pequenos: transformando 50 espécies em personagens de histórias curtinhas e divertidas.

Os leitores conhecem um casal de ararinhas-azuis que descobre que terá filhotinhos, um gato-palheiro à espera de sua presa e uma família de ariranhas ensinando os caçulas a pescar, entre outras histórias. Todas apresentam curiosidades sobre os bichos e são divididas por biomas (ambientes que têm climas, vegetações e solos específicos, como a Amazônia e o cerrado). As páginas são cheias de desenhos coloridos feitos por crianças de diversas regiões do Brasil. Também tem uma ilustração criada por um dos filhos do famoso cientista Charles Darwin no manuscrito de seu livro “A Origem das Espécies”, de 1859.

Antes das histórias, os autores respondem a várias perguntas sobre animais ameaçados de extinção para as crianças entenderem melhor o assunto. Ficou curioso? Dá para baixar o livro gratuitamente e ler no computador – é só acessar este link.

 

LVCcapadivulgacao

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *