Leonardo Da Vinci é reconhecido em todo o mundo como um dos pintores mais geniais que já existiram. Suas obras, como as famosas “Mona Lisa” e “A Última Ceia”, são estudadas até hoje por suas técnicas inovadoras. E as habilidades desse gênio italiano não eram só com a arte! Ele se aventurou pela matemática, engenharia, anatomia, botânica e muitas outras áreas. Um de seus talentos foi o de projetar máquinas bem avançadas para sua época, nos séculos 15 e 16.
E você sabe o que o inspirava para suas criações? A observação! Da Vinci prestava bastante atenção em tudo ao seu redor: pessoas, animais, objetos, paisagens, fenômenos da natureza… Tudo era observado nos mínimos detalhes e desenhado em seus cadernos. Foi assim que ele projetou máquinas que fariam o homem voar. Essa nave voadora não é bastante parecida com um pássaro?
Quase nenhum de seus protótipos foram colocados em prática. Alguns talvez nem seriam possíveis, mas tinham características vistas nas máquinas de hoje. Helicóptero, paraquedas, máquinas de fiar, de guerra e de construção, submarino e outras engenhocas só foram criadas tempos depois da época de Da Vinci. Por isso é impressionante ver como ele pensava além do seu tempo. Nessa matéria da Veja São Paulo, você conhece oito dessas invenções.
E se você estiver em São Paulo (SP) nos próximos meses, não perca a chance de conhecer mais sobre esse grande inventor na exposição “Leonardo Da Vinci: a Natureza da Invenção”. Pela primeira vez na América Latina, essa mostra reúne desenhos, maquetes e projetos feitos em 1952 por engenheiros e pesquisadores para celebrar os 500 anos do nascimento de Da Vinci. Dá para ver mais de 40 peças inspiradas em seus desenhos e anotações. Saiba mais um pouco sobre a exposição na reportagem da agência EFE:
Ficou curioso? A exposição fica em cartaz até o dia 10 de maio de 2015 na Galeria de Arte Sesi-SP. A entrada é gratuita e aberta todos os dias das 10h às 20h. Saiba mais informações neste link.