Instituto TIM

O lado inventor – e observador – de Da Vinci

27/11/2014

Leonardo Da Vinci é reconhecido em todo o mundo como um dos pintores mais geniais que já existiram. Suas obras, como as famosas “Mona Lisa” e “A Última Ceia”, são estudadas até hoje por suas técnicas inovadoras. E as habilidades desse gênio italiano não eram só com a arte! Ele se aventurou pela matemática, engenharia, anatomia, botânica e muitas outras áreas. Um de seus talentos foi o de projetar máquinas bem avançadas para sua época, nos séculos 15 e 16.

E você sabe o que o inspirava para suas criações? A observação! Da Vinci prestava bastante atenção em tudo ao seu redor: pessoas, animais, objetos, paisagens, fenômenos da natureza… Tudo era observado nos mínimos detalhes e desenhado em seus cadernos. Foi assim que ele projetou máquinas que fariam o homem voar. Essa nave voadora não é bastante parecida com um pássaro?

 

Leonardo_Design_for_a_Flying_Machine,_c._1488

 

Quase nenhum de seus protótipos foram colocados em prática. Alguns talvez nem seriam possíveis, mas tinham características vistas nas máquinas de hoje. Helicóptero, paraquedas, máquinas de fiar, de guerra e de construção, submarino e outras engenhocas só foram criadas tempos depois da época de Da Vinci. Por isso é impressionante ver como ele pensava além do seu tempo. Nessa matéria da Veja São Paulo, você conhece oito dessas invenções.

E se você estiver em São Paulo (SP) nos próximos meses, não perca a chance de conhecer mais sobre esse grande inventor na exposição “Leonardo Da Vinci: a Natureza da Invenção”. Pela primeira vez na América Latina, essa mostra reúne desenhos, maquetes e projetos feitos em 1952 por engenheiros e pesquisadores para celebrar os 500 anos do nascimento de Da Vinci. Dá para ver mais de 40 peças inspiradas em seus desenhos e anotações. Saiba mais um pouco sobre a exposição na reportagem da agência EFE:

 

Exposição em SP reúne protótipos desenhados por Leonardo Da Vinci 

Ficou curioso? A exposição fica em cartaz até o dia 10 de maio de 2015 na Galeria de Arte Sesi-SP. A entrada é gratuita e aberta todos os dias das 10h às 20h. Saiba mais informações neste link.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *