Instituto TIM

Pixar: ciência e matemática nas animações

26/07/2016

A plataforma Khan Academy lançou uma série de aulas virtuais em parceria com a Pixar, o estúdio de animação responsável por desenhos como “Toy Story”, “Carros” e o recente “Procurando Dory”. A série “Pixar in a Box” (Pixar em uma caixa, em português) explica como conceitos de matemática e ciência que a gente aprende na escola são utilizados para fazer as animações. Ela é composta por videoaulas, exercícios e sugestões de atividades práticas voltadas para alunos do 4º ano ao Ensino Médio – tudo gratuito, assim como os outros conteúdos da Khan Academy.

“Pixar in a Box” é dividido pelas etapas de produção dos filmes: efeitos, modelagem de personagens, cenários e encenação, entre outras. Cada etapa tem duas lições com vídeos e exercícios que exploram tanto os bastidores da produção de uma animação quanto o conceito matemático ou científico que a equipe utiliza nesse processo, como sistemas de partículas, programação de computadores, geometria e parábolas. A própria plataforma indica para quais anos escolares as lições são mais indicadas.

A análise combinatória, por exemplo, foi utilizada para fazer a população de robôs do filme “WALL-E”. Os exercícios da etapa multidões (identificada também como populações) convidam a montar vários tipos de robôs combinando suas partes. A etapa final da produção de uma animação, chamada renderização, envolve cores e luz. Durante as videoaulas desta etapa, os alunos descobrem como esses conceitos foram trabalhados em cenas dos filmes “Up – Altas Aventuras” e “Universidade Monstros”. Na etapa de animação, as crianças podem fazer uma bola quicar utilizando curvas e interpolação.

A maioria dos vídeos na versão em português da plataforma é dublada. Porém, como o processo de tradução ainda está em andamento, você vai se deparar com alguns vídeos e textos em inglês. Outros conjuntos de lições devem ser lançados em breve, com tópicos de óptica, simulação e cores. Clique aqui para conferir o Guia do professor e veja a seguir o vídeo de introdução de “Pixar in a Box”.

 

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code