Instituto TIM

Rios que voam e levam a chuva pelo Brasil

01/11/2016

A gente não consegue ver, mas existem rios que correm pelos céus do Brasil. São os rios voadores, que carregam a umidade que sai da Floresta Amazônica para outros lugares do país. Conhecer esse fenômeno é importante para entender como os elementos do meio ambiente estão conectados, mesmo em um país imenso como o nosso. É que o vapor de água que é lançado na atmosfera pela evaporação do solo e pela transpiração das plantas se acumula em massas de ar. Essas massas são empurradas pelos ventos que vêm do Oceano Atlântico e viajam até as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e a países vizinhos, provocando chuva nesses locais. Veja a animação a seguir para entender melhor como isso funciona.

 

 

Isso quer dizer que, se você mora em uma dessas regiões, a chuva que cai na sua casa pode ter se formado a quilômetros de distância. Mas também tem outro significado muito importante: o desmatamento da Amazônia afeta diretamente outras regiões do continente. Com menos árvores para ajudar nesse ciclo, há mais períodos secos nas regiões que recebem os rios voadores. Para você ter uma ideia da quantidade de água transportada pelo ar, ela é similar à quantidade de água que corre no Rio Amazonas pela terra – é muita água!

Para ajudar a tratar desse assunto em sala de aula, o Projeto Rios Voadores disponibilizou diversos materiais em seu site, como o vídeo que mostramos anteriormente. O projeto teve início em 2007 com o objetivo de contribuir com as pesquisas sobre esse fenômeno e levar ações educativas a escolas de cidades que fazem parte da rota dos rios voadores. As ações foram concluídas em 2015, mas o site foi mantido com todos os materiais e informações. O Caderno do Professor, por exemplo, está disponível neste link. O material tem informações sobre a Floresta Amazônica, chuvas e os perigos do desmatamento. Há também diversas atividades para os alunos.

O livro infantojuvenil “Rios que voam”, de Yana Marull, explica o fenômeno dos rios voadores e foi criado para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O livro conta a história das expedições do projeto, fala sobre a Amazônia e traz curiosidades sobre a água. É possível baixá-lo gratuitamente aqui. O site também disponibiliza mapas meteorológicos e materiais para professores e alunos que incluem cartilhas, links para sites e blogs interessantes, vídeos, entre outros.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *