Instituto TIM

ScienceVlogs Brasil: ciência no YouTube

13/12/2016

Em meio à onda de “youtubers” (apresentadores de vídeos no YouTube), que se tornaram uma sensação nos últimos anos – especialmente entre o público mais jovem –, tem muita gente fazendo vídeos para falar de ciência de uma forma descontraída e simples de entender. E como no YouTube todo mundo pode publicar o que quiser – mesmo informações que estejam erradas –, foi criado um selo com a intenção de reunir canais científicos com informações de qualidade: o ScienceVlogs Brasil.

Essa é uma iniciativa da Numinalabs, uma empresa especializada em conteúdo científico e responsável pelo ScienceBlogs Brasil, a maior rede de blogs de ciência do país. O ScienceVlogs Brasil abrange apenas canais brasileiros e em português (veja a lista completa aqui). Os novos canais que recebem o selo são definidos em conjunto por todos que fazem parte da iniciativa, inclusive os responsáveis pelos canais participantes. Há canais sobre física, astronomia, biologia, paleontologia, matemática, neurociência e também ciências humanas, como psicologia e história. Confira alguns deles:

 

Papo de Biólogo

Esse canal é para quem adora bichos! A cada vídeo, o biólogo Vinícius de Paula Ferreira mostra um animal e explica suas características – às vezes de um estúdio, às vezes em visitas a zoológicos, parques, praias, laboratórios e outros lugares. Os vídeos são divididos em cinco categorias: mamíferos, invertebrados, répteis, anfíbios, aves e peixes.

 

Space Today

Sérgio Sacani é geofísico, mas também é um apaixonado por astronomia – ele foi presidente por nove anos do Grupo de Estudos Astronômicos de Uberlândia (MG). Por isso Sérgio criou um canal dedicado ao assunto, em que comenta sobre as notícias mais recentes, responde dúvidas dos seguidores e explica conceitos de astronomia para iniciantes.

 

Colecionadores de Ossos

Os paleontólogos Aline Ghilardi e Tito Aureliano e cientistas convidados apresentam curiosidades e novidades do mundo da paleontologia. O canal também inclui três séries produzidas durante projetos financiados por universidades e pelo CNPq sobre fósseis encontrados em Pernambuco, escavações na Chapada do Araripe e uma expedição ao Piauí e ao Maranhão em busca de fósseis do período Permiano (há mais de 250 milhões de anos).

 

Nerdologia

Os vídeos do Nerdologia misturam sequências de imagens e a narração bem-humorada do biólogo Atila Iamarino para falar dos mais diversos temas relacionados à ciência: biologia, física, química, geologia, ciências sociais, entre outros. O canal também tem um monte de vídeos que relacionam ciência com filmes, séries, quadrinhos e desenhos animados.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *