Instituto TIM

Também tem ciência nos livros infantis

04/02/2015

Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa… Esses e outros personagens de Monteiro Lobato fizeram e ainda fazem parte da infância de muitas gerações. Os livros do escritor são bastante usados pelos professores em atividades de língua portuguesa ou literatura. Mas você sabia que algumas das histórias da turma do Sítio do Picapau Amarelo também rendem boas discussões nas aulas de ciências?

Monteiro Lobato era um grande admirador da ciência, e esse tema está presente em muitas de suas obras. Em “História das invenções”, Dona Benta conta a Pedrinho, Narizinho e Emília como surgiu o universo e como a história do ser humano está ligada às suas invenções. A vovó também explica de forma bem simples alguns conceitos de física e astronomia, como o calor, a matéria e o Sistema Solar, no livro “Serões de Dona Benta”. Uma conversa sobre geologia entre Visconde de Sabugosa e as crianças levou a turma a procurar petróleo no sítio, em “O poço do Visconde”.

É importante lembrar que as histórias do autor foram escritas há muito tempo, entre as décadas de 1920 e 1940. Por isso, é bem bacana conversar com a turma sobre o que mudou e o que continua igual nos conceitos mostrados nos livros. No site da revista Ciência Hoje há um artigo que explica mais sobre como as obras de Monteiro Lobato podem ser usadas como recurso nas aulas de ciências. Acesse-o neste link.

E muitos outros livros infantis também podem fazer parte dessas aulas! Alguns professores que participaram de TIM Faz Ciência em 2014 indicaram alguns títulos bem legais, que inclusive foram usados como convite para os percursos. A professora Daniela Maria da Silva, do 4º ano da EMEF Professora Liliane Verzini Silva, de São Paulo (SP), falou sobre as invenções com o livro “Lolo Barnabé”, de Eva Furnari. É que o personagem da história vivia no tempo das cavernas, mas começou a inventar um monte de coisas para melhorar a vida de sua família.

Já a conversa inicial sobre ciências e cientistas com o 4º ano da professora Mirela Pedrini Vieiro, da EMEF Loureiro da Silva, de Porto Alegre (RS), incluiu o livro “Caro Einstein…”, de Lynne Barasch. Ele é baseado na história real de uma garotinha de sete anos que enviou uma carta ao grande cientista Albert Einstein para tentar ajudar sua irmã com um problema de matemática. E não é que ele respondeu? No livro você descobre qual foi a resposta e curiosidades da vida de Einstein.

O livro “O frio pode ser quente?”, de Jandira Mansur com ilustrações de Michele Iacocca, mostra que muitas coisas na vida podem ter significados diferentes – tudo depende do jeito que a gente vê. “É um livro permeado de ideias sobre a natureza do conhecimento científico, que permite termos novas visões sobre a ciência”, disse a professora Luciana Maria Ramos Mello, que apresentou a história aos alunos do 4º ano da EM Doutor Celso Ribeiro Daltro, de Feira de Santana (BA).

E você, conhece outros livros infantis que podem ser usados nas aulas de ciências? Indique nos comentários!

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code