Instituto TIM

Um guia dos espaços de ciência no Brasil

12/02/2016

Você sabia que existem 268 espaços científico-culturais mapeados no Brasil? São lugares como museus, zoológicos, planetários, jardins botânicos, entre outros que são dedicados a divulgar a ciência para a população. Todos esses espaços estão na terceira edição do guia “Centros e Museus de Ciência do Brasil”. Para reunir tantas informações, a criação do guia envolveu equipes da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC); da Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O guia foi lançado em 2015, e houve um grande aumento no número de centros e museus em comparação com a segunda edição, de 2009, que contava com 190 instituições. Ele é bem fácil de consultar, já que está dividido por regiões e, depois, por estados. Cada página é dedicada a uma instituição, com informações sobre o que tem por lá, o endereço, os contatos e os dias e horários de visitação. Também há uma lista de projetos de Ciência Móvel, que são centros e museus de ciência itinerantes – eles não têm um lugar fixo e passam por diversas cidades.

Os organizadores do guia ainda convidam os leitores a indicar outras instituições que não foram mapeadas. Afinal, em um país do tamanho do Brasil é um desafio identificar os espaços que existem em todas as cidades. Acesse o guia neste link e convide sua turma, seus amigos e sua família para visitar os centros e museus e explorar a ciência!

Confira também as matérias que publicamos com sugestões de lugares dedicados à ciência:
Saia da rotina com atividades fora da escola
Passeios para aprender biologia bem de perto
Museus onde dá para aprender – e explorar – ciência

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *