Instituto TIM

Ações para mudar o futuro da comunidade

21/07/2015

Há alguns meses, falamos aqui no site da atividade de observação que o 5º ano da EB Maria Tomázia Coelho fez para participar de uma mobilização dos moradores da Praia do Santinho, em Florianópolis (SC). Os moradores se organizaram em um grupo chamado “Eu Sou Jacaré Poiô” e começaram uma grande campanha para transformar a região da Lagoa do Jacaré e das Dunas do Santinho, que fica bem perto da escola, em um parque municipal. E os alunos da professora Ednéia Patrícia Dias continuaram bastante envolvidos com essa causa!

A observação da região levou a turma a pensar em quais ações poderiam ser feitas para melhorar a situação do local. Eles já tinham criado uma planilha sobre a vegetação da área para ajudar no relatório que foi entregue ao prefeito de Florianópolis, Cezar Souza Junior. A ideia seguinte foi montar uma instalação artística na Mostra Pedagógica da escola, em 11 de julho, para que estudantes, pais e outros visitantes pensassem na pergunta “Qual é o futuro que queremos?”.

As crianças montaram uma cidade de mentirinha dentro da sala de aula, cheia de prédios e poluição – tudo o que elas não querem que aconteça na região. Depois que os visitantes caminhavam pela sala, os alunos questionavam o que eles tinham achado de uma cidade assim e o que poderiam fazer para que o futuro fosse diferente. “A instalação é o resultado de uma série de questionamentos levantados no Caderno do Estudante de TIM Faz Ciência, que os levou a traçar um roteiro de ações concretas para que a nossa realidade possa ser transformada”, disse a professora. Ela está finalizando a etapa “Observar” com a garotada.

A turma também está acompanhando o andamento da campanha, que está perto de ter um final feliz. A escola foi o local de uma audiência pública para explicar o projeto de criação do parque à comunidade – todo mundo apoiou a causa! Além disso, o prefeito aceitou a proposta e a transformou em um projeto de lei no dia 1º de julho. Agora, falta só a aprovação dos vereadores da cidade para que a área se torne uma unidade de conservação!

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code