Instituto TIM

Alunos usam a ciência para escrever poemas

12/09/2014

A professora Inês Cristina de Castilhos Pauli, da EMEB Prefeito Aldino Pinotti, em São Bernardo do Campo (SP), uniu poesia e ciência com a turma do 5º ano E. Os alunos precisavam criar um poema com o tema “O lugar onde vivo” para participar da Olimpíada da Língua Portuguesa. Com o exemplo da história de Zé e Doroteia, Inês sugeriu que eles observassem seus próprios trajetos fora da escola e usassem essas observações para escrever o poema. Segundo a professora, as crianças ficaram muito interessadas na tarefa, porque observaram coisas que nunca haviam percebido até então.

No percurso “Verificar”, outra atividade deixou a classe bastante envolvida. Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos para fazer o Desafio Nível 3, em que é preciso responder perguntas e verificar as respostas sobre as histórias do rocambole e do hospital. Depois de discutirem as respostas, foi feito um grande debate entre os dois grupos para que cada um pudesse defender seus pontos de vista. Dois alunos fizeram o papel de juiz para apontar as respostas corretas. Depois dessa aula, qualquer assunto virou uma “verificação” entre os estudantes, até mesmo o horário certo do recreio!

 

EMEB Prefeito Aldino Pinotti - TIM Faz Ciência

 

Assim como muitos outros professores que participam de TIM Faz Ciência, Inês inscreveu sua turma na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Para se preparar para o evento, os alunos assistiram vídeos, responderam questões das edições anteriores e fizeram as atividades práticas propostas pela organização da OBA, como a comparação entre os volumes da Terra e da Lua e a construção de um planisfério (um tipo de mapa que mostra a aparência do céu em um determinado lugar) e de um relógio solar.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

3 Comentários

  1. Avatar

    PARABÉNS!!!!!!! PROFESSORA……

    Responder
  2. Avatar

    Inês,
    Como bem sabemos, conceitos se constroem com vivências, experiências, ensaios, acertos, erros e descobertas.
    Parabéns, tenho muito orgulho em poder trabalhar ao seu lado, as crianças merecem educação de qualidade.

    Magali

    Responder
  3. Avatar

    Professora Inês,

    Parabéns pelo seu relato, ele demonstra o quanto o tratamento interdisciplinar do conteúdo faz com que o aprendizado se torne agradável e significativo.

    Cecília

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code