Instituto TIM

“Aplicar” na preservação do rio Paraguaçu

05/12/2014

A etapa “Aplicar” foi realizada na EM Francisco Benjamim, de Rafael Jambeiro (BA), junto a um projeto ambiental da turma do 4º ano, chamado “Primavera, Ecologia e o Rio Paraguaçu”. Este rio é um dos principais da Bahia, mas enfrenta problemas com a polução e o desmatamento de suas margens. A professora Girlândia Correia da Silva levou os alunos até lá para ver de perto a situação em que o rio se encontra. Eles perceberam como algumas atitudes das pessoas podem prejudicar a natureza.

Em sala de aula, Girlândia propôs atividades com a música “Planeta Azul”, de Chitãozinho e Xororó, que fala sobre os problemas no meio ambiente. Então, a criançada aplicou tudo o que aprendeu para conscientizar os moradores do bairro sobre a preservação do rio. Eles criaram desenhos e textos sobre o assunto, fizeram panfletos para distribuir à comunidade e conversaram com os moradores. Além disso, recolheram o lixo que estava nas margens do rio e plantaram árvores no local. Tudo foi encerrado com um piquenique à beira do rio!

Em uma visita a um posto de saúde da cidade, os alunos verificaram como funciona o dia a dia no local. Eles conheceram os materiais usados nas consultas, as salas de atendimento, o que faz cada funcionário e aprenderam dicas de higiene corporal. Ainda no percurso “Verificar”, a turma toda adorou a história “O estranho caso do rocambole de cinco voltas”, e preparou um rocambole delicioso na sala!

Uma experiência que a professora fez gerou muitos questionamentos das crianças. Ela misturou leite, corantes e detergente, que formou um líquido com um visual todo colorido! “O mais legal da experiência não foi apenas o resultado bonito que ficou, mas mostrar aos alunos o que é a tensão superficial dos líquidos e o que acontece quando ela é rompida”, disse Girlândia. A classe ficou tão empolgada que a professora fez outros experimentos. E até um dos alunos apresentou uma experiência que ele mesmo tinha feito: um vulcão em erupção, usando corante, fermento e vinagre!

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code