Instituto TIM

Cartazes contra o desperdício de comida na escola

02/10/2015

A observação do recreio rendeu muitas descobertas para o 4º ano da EMEIEF Padre Fernando Godat, de Santo André (SP). Uma delas foi que a brincadeira preferida das meninas não é casinha e nem boneca, e sim queda de braço e adedonha (também conhecida como “stop”). Outra coisa que chamou bastante a atenção da garotada foi o grande desperdício de água e comida durante o intervalo. E foi a partir desse problema que as crianças montaram seu plano de ação!

A turma criou diversos cartazes e os espalhou pelo refeitório para conscientizar os alunos. Duas semanas depois, as crianças quiseram verificar se a iniciativa deu certo e entrevistaram as merendeiras da escola, que acompanham os intervalos de todas as salas. Elas disseram que os alunos estavam lendo os cartazes e inclusive alertando os colegas!

“Ficamos muito felizes porque elas falaram que já notaram algumas mudanças no comportamento dos estudantes, que o desperdício diminuiu nas primeiras duas semanas”, disse a professora Risoleide Pereira Carvalho. Até os pequenos da Educação Infantil, mesmo sem saber ler, reparam nos cartazes e pedem para as merendeiras lerem o que está escrito. O sucesso foi tanto, que as merendeiras sugeriram para a turma criar mais cartazes orientando os alunos a jogar as sobras de alimentos dos pratos no lixo e a fazer mais silêncio.

Além de conversar sobre o resultado da ação do 4º ano, as merendeiras também explicaram para a meninada como é feito o cardápio da merenda, que já vem pronto para todas as escolas e é montado por nutricionistas para ficar balanceado. Elas ainda mostraram os cuidados que é preciso ter com a higiene na cozinha, como o uso de luvas descartáveis e a higienização dos alimentos.

Em “Verificar” a turma recebeu uma visita especial: a avó de um dos alunos, que é contadora de histórias! Ela contou uma história de mistério que tem tudo a ver com a operação, chamada “O sumiço da pantufa”, de Mariângela Haddad. Mas antes de chegar ao final da história, as crianças se dividiram em grupos para discutir as evidências e levantar hipóteses para resolver o mistério do sumiço. Risoleide disse que muitos grupos conseguiram levantar hipóteses parecidas com o final verdadeiro da história. “Estamos ficando craques”, brinca a professora.

O Desafio Nível 2 de “Classificar” sugere que a turma faça um Livro dos Descobrimentos, reunindo todas as cartinhas ao próprio corpo. Os alunos da professora Risoleide completaram esse livro com muitas outras descobertas! O livro ganhou o nome de “Quem sou eu”, e tem textos, recortes de revistas e desenhos com temas como os padrões de beleza na mídia, o que mais gosto e o que menos gosto em meu corpo, meu autorretrato e uma carta de agradecimento ao corpo. A meninada está fazendo as atividades de “Questionar” agora, e a professora contou que os alunos usaram palavras bem difíceis para gerar perguntas nos jogos do Desafio Nível 1, como “dengue”, “graveto” e “fogueira”.


1 comentário

  1. Avatar

    Eu achei isso bem legal sobre o desperdicio de alimento para as pessoas colocarem o tanto que vai comer e não jogar fora

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