Instituto TIM

Colocando a saúde em dia com TIM Faz Ciência

06/11/2014

A turma multisseriada (4º e 5º ano) da EMEB Monsenhor Otalício, de São Benedito (CE), fez uma tarefa muito interessante no percurso “Verificar”. Aproveitando o período de eleições, a professora Vanda Maria Correia Souza sugeriu que eles verificassem na comunidade alguma coisa que a prefeitura poderia melhorar. Eles indicaram uma praça que fica perto da escola e de outros pontos importantes da cidade.

A praça escolhida pelos alunos está bastante malcuidada e possui só duas árvores, além de ser um local perigoso. Depois de visitá-la e tirar fotos, as crianças fizeram desenhos de como gostariam que ela fosse: um espaço de lazer. No final das atividades desta etapa, todos comeram um rocambole de cinco voltas de doce de leite que a professora trouxe para a sala!

Mas a verificação não parou por aí! Em duas ações da Secretaria Municipal de Saúde, os alunos viram de perto como os profissionais da saúde precisam observar, verificar e classificar as coisas o tempo todo. Primeiro, os pais das crianças preencheram uma ficha para verificar se havia algum caso de hanseníase na turma – e estava todo mundo saudável! Depois, alguns profissionais da Secretaria visitaram a escola para conferir o peso, as medidas, a pressão e a visão dos alunos. Aqueles que tinham algum problema específico, como obesidade ou tracoma (uma doença nos olhos), foram encaminhados para médicos especialistas.

Em “Classificar”, a história “A garça e o rinoceronte” deu início a várias atividades sobre animais. Vanda trouxe algumas figuras de bichos para que as crianças dissessem tudo que sabiam sobre eles. Elas se dividiram em dois grupos, e cada um escolheu um animal para pesquisar. A turma fez brincadeiras para classificar os animais entre vertebrados e invertebrados, terrestres e aquáticos, vivíparos e ovíparos, além de apontar as semelhanças e diferenças entre eles. E também tiveram que descobrir quem eram os bichos intrusos em desenhos de moluscos, insetos, crustáceos e aracnídeos. “Entre erros e acertos, os próprios alunos se ajudavam, tirando as dúvidas dos colegas”, conta a professora.

Além dos desafios com os critérios objetivos e subjetivos e os critérios de persuasão, a turma escreveu uma carta ao próprio corpo. Para isso, Vanda pediu que eles se olhassem no espelho e observassem suas características. Como os alunos estavam um pouco tímidos para esta tarefa, a professora falou de si mesma. Ela disse que algumas pessoas podem não gostar que ela seja gordinha, mas que ela se ama e se respeita do jeito que é e não mudaria nada em sua aparência. A sala adorou o exemplo da professora e ficou mais animada para escrever suas cartas!

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