Nas atividades com suas turmas do 5º ano da EMEF Larry José Ribeiro Alves, de Porto Alegre (RS), a professora Marta Oliveira Prado está mostrando que para conhecermos o mundo, também temos que conhecer nós mesmos e o lugar onde vivemos. Ela usou o exemplo do mito de Édipo e a esfinge para falar da importância do autoconhecimento.
A história de Zé e Doroteia mostrou quantos detalhes ao nosso redor nós não percebemos se não pararmos para observá-los. Marta também aproveitou esse exemplo para a aula de geografia, usando a observação das posições do Sol para falar de pontos cardeais e colaterais. Os jogos do Desafio Nível 1 reforçaram como é importante ficar atento, se concentrar e usar todos os sentidos para perceber coisas novas e exercitar a memória. Os alunos compartilharam com toda a classe suas hipóteses e estratégias para os jogos. Eles ficaram curiosos na hora de fazer a avaliação do percurso, que serviu como um desafio para conhecer o que já sabem fazer e o que vem pela frente.
A turma observou várias coisas que acontecem durante o recreio. Além das sugestões para melhorá-lo, eles também conversaram sobre bullying na escola. Confira as hipóteses levantadas sobre o recreio e algumas conclusões das crianças.
A história “O estranho caso das mulheres de Viena”, em “Verificar”, deixou a classe intrigada: como as pessoas daquela época não sabiam que lavar as mãos era algo tão importante? Ao conversar com a professora sobre o assunto, perceberam que isso acontece até hoje, quando uma pessoa tosse ou espirra sem colocar as mãos na frente da boca ou do nariz, ou sem lavá-las depois de cobrir o rosto – isso também é uma forma de contaminação.
Depois de completar juntos o Desafio Nível 3, a turma aproveitou o Desafio Nível 2 para pensar em situações do próprio dia a dia e dizer como verificá-las. A professora sugeriu algumas em uma tabela para todos completarem e incluírem novas situações.
Em “Classificar”, as crianças assistiram ao vídeo da história “A garça e o rinoceronte” e conversaram sobre o uso de critérios em nossa vida. “Chegamos a reflexões surpreendentes no grupo, onde alunas disseram que a avaliação precipitada e sem critérios de uma pessoa pela outra é um julgamento, causado pelo desconhecimento e falta de aproximação”, conta a professora. Isso levou a classe a retomar a conversa sobre bullying e compartilhar algumas dificuldades na convivência do grupo.
Todos fizeram juntos o desafio dos critérios de persuasão, e Marta explicou a diferença entre critérios objetivos e subjetivos. Vários exemplos foram usados pela turma para classificar as coisas do cotidiano, até o cãozinho mascote da escola, Mário! E a atividade de escrever uma carta ao próprio corpo teve resultados bem interessantes. “A escrita da carta resultou em depoimentos tocantes e reveladores, mesmo de alunos que geralmente são bastante calados”, relata a professora. Todos os percursos estão sendo retomados em outras atividades, como nas aulas de Português e Estudos Sociais.
30/10/2014 - 01:02
Eu gostei de fazer esses trabalhos é muito divertido e ajuda na aprendizagem,eu vou passar tudo que eu estou aprendendo para as pessoas que não sabem tanto crianças quanto adultos.
30/10/2014 - 09:19
Faça isso, Victor. É muito gostoso poder compartilhar o que a gente aprende com outras pessoas, não é?
30/10/2014 - 22:51
Sim é muito gostoso passar oque você aprende adiante ainda mais o TIM FAZ CIÊNCIA que é super divertido e educativo,adorei ter conhecido esse projeto
29/10/2014 - 13:19
Ola somos da escola E.M.E.F. Larry José Ribeiro Alves e gostamos muito deste projeto pelo que nós aprendemos que são coisas difíceis e fáceis de qualquer forma é muito legal e tudo que fazemos é muito divertido !!!
29/10/2014 - 13:19
oi meu nome é raylan
24/10/2014 - 13:46
Eu e meus colegas achamos o TIM FAZ CIÊNCIA muito divertido as pessoas estudiosas e as com dificuldade se ajudam e se divertem todos porque nos gostamos do TIM FAZ CIÊNCIA porque gostamos das perguntas que dão elas são difícil e gostamos disso.Também queremos mais perguntas difíceis no ano que vem.
24/10/2014 - 17:03
Vitor e Jonathan, que bom que vocês gostam de perguntas difíceis! Quando a gente descobre a resposta de um desafio difícil, algo que não fazemos a menor ideia de como se resolve, sentimos uma coisa muito gostosa, não é?
29/10/2014 - 13:19
Sim TIM FAZ CIÊNCIA
24/10/2014 - 13:46
É muito legal fazer Tim Faz Ciência no colégio larry com a prof Marta éla nos explica as coisas do livro e aprendemos muito
Paulo e Matheus
24/10/2014 - 13:45
Oi sou da escola E.M.E.F. Larry José Ribeiro Alves e também estou trabalhando o projeto do TIM FAZ CIÊNCIA e eu estou gostando muito do projeto fico meio atrapalhada mas consigo fazer e as vezes peso ajuda para a minha colega Yasmin e eu adoro fazer os trabalhos mas no começo não gostei muito mas depois comecei a gostar e me aproximar e a gostar do projeto e nen uma das professoras que eu já tive tramalhou isso comigo como a professora marta e ela disse que esse trabalho do TIM FAZ CIÊNCIA é muito legal para aprender melhor sobre observar, classificar, verificar, questionar, isso e muito interessante para estudar e e legal e quando a pessoa não tem nada para fazer pode pegar o manual e estudar e ainda tenho mais percursos para fazer o que mais e bom e emgraçado para fazer!!!!!
24/10/2014 - 17:20
Nikely, por que você não gostou de TIM Faz Ciência no início? Quais dificuldades você teve? Conta pra gente.
E que bom que você e a Yasmin se ajudam! Continuem assim, meninas!
29/10/2014 - 13:17
Olá é por que não conseguia fazer mas fui gostando e agora sou apaixonada pelo o projeto do TIM FAZ CIÊNCIA e é bem legal de fazer os jogos e desafios
24/10/2014 - 13:42
Eu Maria laura gostei de classificar. Eu Andrielly gostei de verificar , nós também estamos no projeto TIM FAZ CIÊNCIA nós gostamos muito de classificar e verificar por isso nós agradecemos por ter nos ensinados beijos da Maria laura e de Andrielly Matos
24/10/2014 - 17:15
Nós que agradecemos pelo esforço e dedicação de vocês nas aulas, Andrielly e Maria Laura!
29/10/2014 - 13:28
Eu gostei da sua resposta.Eu andrielly Matos gostei de Classificar e de verificar eu adorei , beijos da ANDRIELLY .
24/10/2014 - 13:40
Gostamos do Tim Faz Ciência da questão do classificar que a professora marta ensinou para nós
24/10/2014 - 13:36
Muitas desculpas por mandar essa carta pelo Paulo
24/10/2014 - 13:29
Esse projeto TIM FAZ CIÊNCIAS ,nós aprendemos muitas coisas que nós não sabemos.Oque nós mais gostamos foi questionar,classificar e observar nós esperamos aprender muito mais do agente aprendemos.
24/10/2014 - 13:27
Esses dias foram legais , e aprendemos muitas coisas , muitas das matérias nos não sabemos , mais hoje nos sabemos ensinar os outros que não sabem graças a , TIM FAZ CIÊNCIAS .
24/10/2014 - 17:13
Luis e David, a melhor coisa que pode acontecer é vocês pegarem o que estão aprendendo em TIM Faz Ciência e ensinarem às outras crianças. Muito bom!
24/10/2014 - 13:20
Comment
Estou gostando muito do Tim Faz Ciência
24/10/2014 - 13:17
Nós gostamos muito desse trabalho foi muito bom a prof. marta prado ajudou muito agente e nos gostamos de classificar a prof. ajudou agente com todos os percursos agente gostamos dos jogos.
24/10/2014 - 11:53
amo o projeto e muito bom
24/10/2014 - 07:52
O Projeto Tim faz ciências mudou a nossa vida,nós aprendemos varias coisas legais que nós nem sabíamos que poderia existir como a história do rocambole de 5 voltas e a história do doutor de Viena!!! ass: Jaja e Keli
24/10/2014 - 07:51
Nos achamos o projeto Tim faz ciência muito legal além de aprender a gente se diverte aprendendo
24/10/2014 - 07:49
Oi eu sou Roberta e estou com meu colega João Vitor nos estamos aprendo varias coisas no projeto Tim Faz ciência adoramos esse projeto e queremos que varias crianças também trabalhem . paz e amor
24/10/2014 - 07:48
Foi um bom trabalho e eu quero continuar, aprendendo e descobrindo novas coisas, materias e do trabalho observar que é muito fera!
Pablo Henrique e Vitor
24/10/2014 - 07:46
Estamos nos divertindo muito e a cada percurso que passa descobrimos novas coisas. O projeto foi uma boa iniciativa da Tim. E com mais perguntas ficamos mais curiosos e agora sem vergonha de perguntar oque não sabemos por que descobrimos que todos estão dentro da sala para aprender. Estamos ansiosos para os próximos percursos. Emily de Souza Coelho e Carlos Vitor da Silveira Fontoura.
24/10/2014 - 16:56
É isso mesmo, Emily: a sala de aula é um lugar em que todos devem sempre se sentir à vontade para perguntar, perguntar, perguntar, porque é só perguntando que a gente descobre a resposta e, assim, aprende.
24/10/2014 - 07:45
Amei o percurso classificar a historia do Zé e da Doroteia e também adorei trabalhar em grupo com meus colegas eu e minha colega Emillen adoramos a história O estranho caso do rocambole de 5 voltas .É muito bom e interessante nos não acabamos o projeto Tim faz ciência falta 3 percursos mas nos pretendemos aprender e chegar em nossos objetivos ate o final do ano .
24/10/2014 - 07:45
A gente achou o trabalho da Tim faz Ciência ´é um trabalho que a gente aprendeu coisas boas como o trabalho da garça e muito mais . Marcos e Rhuan
24/10/2014 - 07:41
ESTE TRABALHO E LOUCURA E MINTO LEGAL POR QUE EU AMO CIENCIAS
24/10/2014 - 07:36
Oi eu sou Samuel e estou com meu colega Lucas e estamos aqui para falar do projeto Tim Faz ciência
23/10/2014 - 13:21
Gurizada das turmas B21 e B24,
Estou tri orgulhosa de vocês!!!
Que tod@s continuem com tamanha vontade de aprender e ir cada vez mais além! Temos ainda mais 3 percursos do Tim Faz Ciência pela frente.
E tenho certeza de que muita coisa boa vai aparecer por aqui até o final do ano!
Vamos lá,
Parabéns a tod@s que tentam, cada um@ à sua maneira, crescer
mais um pouco a cada dia, sem desistir!
Beijos!!!
Profe Marta
24/10/2014 - 07:23
Este trabalho que a gente fez ficou muito legal e mudou a minha vida
24/10/2014 - 07:35
Este projeto que nos estamos fazendo esta ficando muito legal e mudou a minha vida e eu espero que nós continuamos estudando o Tim faz Ciências.
24/10/2014 - 13:17
Estou gostando de trabalhar o Tim faz Ciencia
24/10/2014 - 13:25
Obrigado Prof Marta prado.