Instituto TIM

Conhecer nós mesmos para conhecer o mundo

21/10/2014

Nas atividades com suas turmas do 5º ano da EMEF Larry José Ribeiro Alves, de Porto Alegre (RS), a professora Marta Oliveira Prado está mostrando que para conhecermos o mundo, também temos que conhecer nós mesmos e o lugar onde vivemos. Ela usou o exemplo do mito de Édipo e a esfinge para falar da importância do autoconhecimento.

A história de Zé e Doroteia mostrou quantos detalhes ao nosso redor nós não percebemos se não pararmos para observá-los. Marta também aproveitou esse exemplo para a aula de geografia, usando a observação das posições do Sol para falar de pontos cardeais e colaterais. Os jogos do Desafio Nível 1 reforçaram como é importante ficar atento, se concentrar e usar todos os sentidos para perceber coisas novas e exercitar a memória. Os alunos compartilharam com toda a classe suas hipóteses e estratégias para os jogos. Eles ficaram curiosos na hora de fazer a avaliação do percurso, que serviu como um desafio para conhecer o que já sabem fazer e o que vem pela frente.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A turma observou várias coisas que acontecem durante o recreio. Além das sugestões para melhorá-lo, eles também conversaram sobre bullying na escola. Confira as hipóteses levantadas sobre o recreio e algumas conclusões das crianças.

 

Hipóteses sobre o recreio 1

A história “O estranho caso das mulheres de Viena”, em “Verificar”, deixou a classe intrigada: como as pessoas daquela época não sabiam que lavar as mãos era algo tão importante? Ao conversar com a professora sobre o assunto, perceberam que isso acontece até hoje, quando uma pessoa tosse ou espirra sem colocar as mãos na frente da boca ou do nariz, ou sem lavá-las depois de cobrir o rosto – isso também é uma forma de contaminação.

Depois de completar juntos o Desafio Nível 3, a turma aproveitou o Desafio Nível 2 para pensar em situações do próprio dia a dia e dizer como verificá-las. A professora sugeriu algumas em uma tabela para todos completarem e incluírem novas situações.

EMEF Larry José Ribeiro Alves - Desafio Nível 2

Em “Classificar”, as crianças assistiram ao vídeo da história “A garça e o rinoceronte” e conversaram sobre o uso de critérios em nossa vida. “Chegamos a reflexões surpreendentes no grupo, onde alunas disseram que a avaliação precipitada e sem critérios de uma pessoa pela outra é um julgamento, causado pelo desconhecimento e falta de aproximação”, conta a professora. Isso levou a classe a retomar a conversa sobre bullying e compartilhar algumas dificuldades na convivência do grupo.

Todos fizeram juntos o desafio dos critérios de persuasão, e Marta explicou a diferença entre critérios objetivos e subjetivos. Vários exemplos foram usados pela turma para classificar as coisas do cotidiano, até o cãozinho mascote da escola, Mário! E a atividade de escrever uma carta ao próprio corpo teve resultados bem interessantes. “A escrita da carta resultou em depoimentos tocantes e reveladores, mesmo de alunos que geralmente são bastante calados”, relata a professora. Todos os percursos estão sendo retomados em outras atividades, como nas aulas de Português e Estudos Sociais.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

38 Comentários

  1. Avatar

    Eu gostei de fazer esses trabalhos é muito divertido e ajuda na aprendizagem,eu vou passar tudo que eu estou aprendendo para as pessoas que não sabem tanto crianças quanto adultos.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Faça isso, Victor. É muito gostoso poder compartilhar o que a gente aprende com outras pessoas, não é?

      Responder
      • Avatar

        Sim é muito gostoso passar oque você aprende adiante ainda mais o TIM FAZ CIÊNCIA que é super divertido e educativo,adorei ter conhecido esse projeto

        Responder
  2. Avatar

    Ola somos da escola E.M.E.F. Larry José Ribeiro Alves e gostamos muito deste projeto pelo que nós aprendemos que são coisas difíceis e fáceis de qualquer forma é muito legal e tudo que fazemos é muito divertido !!!

    Responder
  3. Avatar

    oi meu nome é raylan

    Responder
  4. Avatar

    Eu e meus colegas achamos o TIM FAZ CIÊNCIA muito divertido as pessoas estudiosas e as com dificuldade se ajudam e se divertem todos porque nos gostamos do TIM FAZ CIÊNCIA porque gostamos das perguntas que dão elas são difícil e gostamos disso.Também queremos mais perguntas difíceis no ano que vem.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Vitor e Jonathan, que bom que vocês gostam de perguntas difíceis! Quando a gente descobre a resposta de um desafio difícil, algo que não fazemos a menor ideia de como se resolve, sentimos uma coisa muito gostosa, não é?

      Responder
      • Avatar

        Sim TIM FAZ CIÊNCIA

        Responder
  5. Avatar

    É muito legal fazer Tim Faz Ciência no colégio larry com a prof Marta éla nos explica as coisas do livro e aprendemos muito

    Paulo e Matheus

    Responder
  6. Avatar

    Oi sou da escola E.M.E.F. Larry José Ribeiro Alves e também estou trabalhando o projeto do TIM FAZ CIÊNCIA e eu estou gostando muito do projeto fico meio atrapalhada mas consigo fazer e as vezes peso ajuda para a minha colega Yasmin e eu adoro fazer os trabalhos mas no começo não gostei muito mas depois comecei a gostar e me aproximar e a gostar do projeto e nen uma das professoras que eu já tive tramalhou isso comigo como a professora marta e ela disse que esse trabalho do TIM FAZ CIÊNCIA é muito legal para aprender melhor sobre observar, classificar, verificar, questionar, isso e muito interessante para estudar e e legal e quando a pessoa não tem nada para fazer pode pegar o manual e estudar e ainda tenho mais percursos para fazer o que mais e bom e emgraçado para fazer!!!!!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Nikely, por que você não gostou de TIM Faz Ciência no início? Quais dificuldades você teve? Conta pra gente.
      E que bom que você e a Yasmin se ajudam! Continuem assim, meninas!

      Responder
      • Avatar

        Olá é por que não conseguia fazer mas fui gostando e agora sou apaixonada pelo o projeto do TIM FAZ CIÊNCIA e é bem legal de fazer os jogos e desafios

        Responder
  7. Avatar

    Eu Maria laura gostei de classificar. Eu Andrielly gostei de verificar , nós também estamos no projeto TIM FAZ CIÊNCIA nós gostamos muito de classificar e verificar por isso nós agradecemos por ter nos ensinados beijos da Maria laura e de Andrielly Matos

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Nós que agradecemos pelo esforço e dedicação de vocês nas aulas, Andrielly e Maria Laura!

      Responder
      • Avatar

        Eu gostei da sua resposta.Eu andrielly Matos gostei de Classificar e de verificar eu adorei , beijos da ANDRIELLY .

        Responder
  8. Avatar

    Gostamos do Tim Faz Ciência da questão do classificar que a professora marta ensinou para nós

    Responder
  9. Avatar

    Muitas desculpas por mandar essa carta pelo Paulo

    Responder
  10. Avatar

    Esse projeto TIM FAZ CIÊNCIAS ,nós aprendemos muitas coisas que nós não sabemos.Oque nós mais gostamos foi questionar,classificar e observar nós esperamos aprender muito mais do agente aprendemos.

    Responder
  11. Avatar

    Esses dias foram legais , e aprendemos muitas coisas , muitas das matérias nos não sabemos , mais hoje nos sabemos ensinar os outros que não sabem graças a , TIM FAZ CIÊNCIAS .

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Luis e David, a melhor coisa que pode acontecer é vocês pegarem o que estão aprendendo em TIM Faz Ciência e ensinarem às outras crianças. Muito bom!

      Responder
  12. Avatar

    Comment
    Estou gostando muito do Tim Faz Ciência

    Responder
  13. Avatar

    Nós gostamos muito desse trabalho foi muito bom a prof. marta prado ajudou muito agente e nos gostamos de classificar a prof. ajudou agente com todos os percursos agente gostamos dos jogos.

    Responder
  14. Avatar

    amo o projeto e muito bom

    Responder
  15. Avatar

    O Projeto Tim faz ciências mudou a nossa vida,nós aprendemos varias coisas legais que nós nem sabíamos que poderia existir como a história do rocambole de 5 voltas e a história do doutor de Viena!!! ass: Jaja e Keli

    Responder
  16. Avatar

    Nos achamos o projeto Tim faz ciência muito legal além de aprender a gente se diverte aprendendo

    Responder
  17. Avatar

    Oi eu sou Roberta e estou com meu colega João Vitor nos estamos aprendo varias coisas no projeto Tim Faz ciência adoramos esse projeto e queremos que varias crianças também trabalhem . paz e amor

    Responder
  18. Avatar

    Foi um bom trabalho e eu quero continuar, aprendendo e descobrindo novas coisas, materias e do trabalho observar que é muito fera!
    Pablo Henrique e Vitor

    Responder
  19. Avatar

    Estamos nos divertindo muito e a cada percurso que passa descobrimos novas coisas. O projeto foi uma boa iniciativa da Tim. E com mais perguntas ficamos mais curiosos e agora sem vergonha de perguntar oque não sabemos por que descobrimos que todos estão dentro da sala para aprender. Estamos ansiosos para os próximos percursos. Emily de Souza Coelho e Carlos Vitor da Silveira Fontoura.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      É isso mesmo, Emily: a sala de aula é um lugar em que todos devem sempre se sentir à vontade para perguntar, perguntar, perguntar, porque é só perguntando que a gente descobre a resposta e, assim, aprende.

      Responder
  20. Avatar

    Amei o percurso classificar a historia do Zé e da Doroteia e também adorei trabalhar em grupo com meus colegas eu e minha colega Emillen adoramos a história O estranho caso do rocambole de 5 voltas .É muito bom e interessante nos não acabamos o projeto Tim faz ciência falta 3 percursos mas nos pretendemos aprender e chegar em nossos objetivos ate o final do ano .

    Responder
  21. Avatar

    A gente achou o trabalho da Tim faz Ciência ´é um trabalho que a gente aprendeu coisas boas como o trabalho da garça e muito mais . Marcos e Rhuan

    Responder
  22. Avatar

    ESTE TRABALHO E LOUCURA E MINTO LEGAL POR QUE EU AMO CIENCIAS

    Responder
  23. Avatar

    Oi eu sou Samuel e estou com meu colega Lucas e estamos aqui para falar do projeto Tim Faz ciência

    Responder
  24. Avatar

    Gurizada das turmas B21 e B24,

    Estou tri orgulhosa de vocês!!!
    Que tod@s continuem com tamanha vontade de aprender e ir cada vez mais além! Temos ainda mais 3 percursos do Tim Faz Ciência pela frente.
    E tenho certeza de que muita coisa boa vai aparecer por aqui até o final do ano!

    Vamos lá,
    Parabéns a tod@s que tentam, cada um@ à sua maneira, crescer
    mais um pouco a cada dia, sem desistir!

    Beijos!!!
    Profe Marta

    Responder
    • Avatar

      Este trabalho que a gente fez ficou muito legal e mudou a minha vida

      Responder
    • Avatar

      Este projeto que nos estamos fazendo esta ficando muito legal e mudou a minha vida e eu espero que nós continuamos estudando o Tim faz Ciências.

      Responder
    • Avatar

      Estou gostando de trabalhar o Tim faz Ciencia

      Responder
    • Avatar

      Obrigado Prof Marta prado.

      Responder

Deixe uma resposta para KEWYN Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code