Instituto TIM

Desvendando o universo em sala de aula

25/11/2014

Durante a leitura do material de TIM Faz Ciência, as professoras Carla Barbosa Rocha e Alessandra Martins Franco Mattos, da EM Jacinta Medela, de Niterói (RJ), viram que recorremos às operações intelectuais para compreender, explicar, produzir e difundir conhecimento sobre o mundo. A partir desse princípio, elas organizaram um projeto com suas turmas do 4º ano sobre o tema “Universo”. Para começar, elas pediram que as crianças dissessem de forma livre e espontânea o que sabiam sobre esse tema.

Então as professoras contaram a história “Minha casa azul”, de Alain Serres e Edmée Cannard. Neste livro, um menino apresenta o lugar onde vive, descrevendo desde sua casinha azul até a imensidão do universo. As turmas aproveitaram para criar hipóteses sobre o que existiria além do Sistema Solar, como foi a origem da vida na Terra e até se existe vida em outros planetas. Para ajudar a verificar essas questões, Carla e Alessandra apresentaram vídeos e documentários aos alunos sobre a origem do universo e do nosso planeta, além do livro “Por que a Lua muda de forma? – Explicando o Sistema Solar”, de Helen Orme.

A discussão sobre vida fora da Terra contou com uma animação bem divertida, chamada “Planeta 51”, que conta a história de um astronauta que chega a um planeta já habitado. Depois de muita conversa e pesquisa, os alunos classificaram os conceitos que aprenderam sobre o universo e compararam com as hipóteses que haviam feito. Eles também participaram de um “quiz” criado pelas professoras sobre o Sistema Solar, sorteando perguntas para responder em voz alta.

As turmas ainda fizeram um passeio à Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, onde fica o Planetário do Rio e o Museu do Universo. “Foi um momento mágico! Os alunos assistiram a uma sessão de cúpula e se sentiram como astronautas, fazendo novas descobertas sobre o universo e as galáxias”, relataram as professoras. De volta à sala de aula, todos contaram o que observaram e o que aprenderam nessa visita.

E o projeto chegou até a aula de artes, com a construção de maquetes do Sistema Solar. Para concluir as atividades, as crianças apresentaram os trabalhos do projeto na Mostra Literária da escola, onde explicaram a alunos e professores de outras turmas todas as descobertas que fizeram sobre o universo!

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code