Instituto TIM

Diferenças entre o céu visto do Brasil e do Japão

07/10/2014

A operação “Observar” foi levada até o espaço na EM Professora Maria José Dantas Carneiro, em Feira de Santana (BA)! É que o professor Cristiano Rodrigues de Abreu viu no site de TIM Faz Ciência o aplicativo Stellarium, que mostra o céu visto de diferentes lugares, e decidiu juntá-lo ao percurso e a outros conteúdos da turma em uma grande atividade.

“Propus que eles observassem de forma detalhada a diferença entre o céu que a gente vê e o céu que os japoneses veem em determinado horário, já que estamos estudando mapas, planisfério e globo terrestre em geografia e o Sistema Solar em ciências”, relata Cristiano. Depois de explorar o aplicativo e fazer diversas pesquisas, a turma do 5º ano construiu maquetes do Sistema Solar. Os trabalhos ficaram muito caprichados!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Ainda nesse percurso, a classe fez os jogos do Desafio Nível 1 e a observação do recreio, com diversas hipóteses e sugestões para melhorá-lo. Veja alguns dos resultados dessas atividades.

EM Professora Maria José Dantas Carneiro - Hipóteses sobre o recreio

Antes de começar “Verificar”, o professor mostrou à sala o vídeo “101 invenções que mudaram o mundo”, também indicado aqui no site. Após ler as histórias e responder às perguntas do Desafio Nível 3, todos fizeram o Desafio Nível 2, criando jogos para verificar certas situações. A seguir, você confere alguns deles.

 

EM Professora Maria José Dantas Carneiro - Verificar

Cristiano propôs que as crianças desenvolvessem experiências para a turma verificar se funcionariam. O aluno Thalisson criou brinquedos muito interessantes: um atirador de borrachas e um avião de isopor. Seguindo uma sugestão do professor, ele juntou as duas invenções e montou um atirador de aviões! “É incrível como as aulas ficam mais interessantes e atraentes quando passamos a utilizar o material de TIM Faz Ciência”, diz Cristiano.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code