Instituto TIM

Invenções que podem ajudar o planeta: animais

08/07/2015

Em outra matéria do site, citamos algumas invenções que estão sendo criadas com a intenção de deixar nosso planeta melhor, especialmente em relação à água. Nesta matéria fizemos mais uma seleção de invenções interessantes, mas desta vez são ideias para ajudar a preservar os animais!

 

Uma máquina que doa ração em troca de garrafas

A empresa turca Pugedon criou e instalou máquinas em Istambul para ajudar a matar a fome e a sede de cães e gatos de rua – só nessa cidade eles são mais de 100 mil. De quebra, a invenção ainda incentiva a reciclagem. É que a máquina libera ração para os bichinhos toda vez que alguém coloca uma garrafa plástica nela. E se houver um restinho de água na garrafa, você pode despejar em outro compartimento para que os animais possam bebê-la também. Não há custo nenhum, porque a empresa usa o valor que ganha com as garrafas recicladas para comprar mais ração. Assista ao vídeo abaixo para ver como funciona.

 

 

Pontes para dar mais segurança aos animais

Essa não é uma criação tão recente, nem um equipamento. Mas é um tipo de construção que existe em diversos países e ajuda milhares de animais a não serem atropelados em estradas. São os ecodutos, também conhecidos como pontes verdes ou pontes vivas. Eles são construídos em estradas cercadas por florestas para evitar que os bichos atravessem no meio dos carros. Para isso, as pontes têm uma característica especial: elas imitam o ambiente ao redor, com chão de terra e vegetação, tudo para atrair os animais e fazer com que eles atravessem com segurança.

 

Ecoduct_'Harm_van_de_Veen'

Ecoduto em uma rodovia na Holanda – Créditos: Apdency/Wikimedia Commons

 

Leões e gados a salvo com sistema de luzes

Quando tinha 11 anos, Richard Turere já era responsável por cuidar do gado de sua família, que mora pertinho do Parque Nacional de Nairóbi, no Quênia. Mas assim como seus vizinhos, ele enfrentava um grande problema: as vacas e touros estavam sendo atacados pelos leões do parque. Algumas pessoas da comunidade começaram a matar leões para salvar o gado, e isso fez com que diminuísse o número de leões do parque. Richard tentou algumas formas de afugentar os leões sem matá-los. E ao andar com uma lanterna ao redor de sua casa, o garoto observou que eles não se aproximavam com luzes em movimento.

Usando itens velhos que havia encontrado, como uma bateria de carro, um interruptor e um kit de lanternas de motos, Richard inventou um sistema que acende e apaga lâmpadas ao redor da cerca onde fica o gado, e que funciona com energia solar. Os leões nunca mais apareceram! A ideia deu tão certo, que os vizinhos pediram para que ele instalasse sua invenção na casa deles também, e agora ela é usada em fazendas de todo o Quênia. Com o sistema criado por Richard, leões e humanos conseguem conviver em paz. Saiba mais sobre a história do garoto na palestra que ele deu no evento TED em 2013, nos Estados Unidos.

 

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code