Instituto TIM

“Observar” e “Verificar” na rotina das aulas

25/09/2014

A turma da professora Analine Lannes, do CEU Regina Rocco Casa – Bloco 1, em São Bernardo do Campo (SP), tinha acabado de participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) quando começou o percurso de TIM Faz Ciência. Por isso, quando apresentou o projeto ao 5º ano D, Analine aproveitou essa experiência para falar às crianças sobre a importância dos estudos e pesquisas nas diferentes áreas científicas. Elas ficaram bem empolgadas com o material!

Em “Observar”, a professora retomou o tema da OBA para explicar as diferenças entre “olhar” e “observar com foco”, como os astrônomos fazem. Depois, a classe fez uma roda de leitura para a história de Zé e Doroteia e se divertiu com os jogos do Desafio Nível 1. No desafio de observação do recreio, as crianças descobriram o que são hipóteses e como uma observação bem atenta pode mostrar se elas são verdadeiras ou falsas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Os alunos começaram “Verificar” na sala multimídia da escola, assistindo aos vídeos com as histórias “O estranho caso das mulheres de Viena” (contada pelo professor José Sérgio Carvalho no vídeo da aula “Verificar”) e “O estranho caso do rocambole de cinco voltas”. Todos adoraram, assim como a professora. Ela contou que participou de uma formação sobre Práticas de Leitura na escola, e o material enriqueceu ainda mais esse aprendizado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

No fim desses dois percursos, a turma colocou em prática as operações para fazer uma atividade da aula de ciências. Eles construíram o sistema digestivo usando massinha. Para isso, tiveram que observar a figura de um livro e verificar onde ficavam as partes que estudaram do sistema digestivo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Analine também apresentou aos alunos o site de TIM Faz Ciência, como uma sugestão para todos ficarem por dentro das novidades do programa e de notícias, acessando-o dentro e fora da sala de aula. Ela disse que já está ouvindo a classe falar com mais frequência os termos “observar” e “verificar” nas conversas durante as aulas. “Os alunos estão aprendendo, vivenciando e se divertindo muito a cada etapa explorada no material.”

12 Comentários

  1. Avatar

    Gostei bastante a montivação realizada pela professora Analines dizer que leva o aluno ficar atendo e gostar pelo desenvolvimento do tema

    Responder
  2. Avatar

    Parabéns turminha! Estamos orgulhosas de vocês! Continuem assim!

    Responder
  3. Avatar

    sou dessa turma meu nome e eduarda tenho 9 anos tou gostando muito de fazer esse projeto da Tim faz Ciências parabéns aos criadores e para a professora linda que eu e meus amigos tem Analine te amamos!

    Responder
  4. Avatar

    Parabéns a todos os alunos pela dedicação e a professora Analine por auxiliar a todos os alunos durante este percurso! Abraços.

    Responder
  5. Avatar

    Gostei muito de viver esta experiência

    Responder
  6. Avatar

    Nos do 5 ano D,gostamos muito de participar do projeto da Tim faz Ciências
    e aparecer no site. Somos gratos a todos da produção e da equipe! Mandamos um abraço,e agradecemos tambem nossa professora: Analinda [ANALINE] descupe pelos erros ortograficos ass: Joao,Gustavo Alisson Kevin.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      E nós, aqui da equipe de TIM Faz Ciência, adoramos ver os comentários de vocês aqui no site e receber os materiais feitos por vocês em sala de aula!
      Continuem assim!
      🙂

      Responder
  7. Avatar

    MEU NOME E KAROL EU TENHO 11 ANOS , E EU GOSTO MUITO DO LIVRO TIM FAZ CIENCIA , PARABENS PROFESSORA ANALINE

    Responder
  8. Avatar

    faço parte desta turma e tenho o Tim faz ciência.

    Responder
  9. Avatar

    Nos do 5 ano D achamos interesante
    o projeto que a tim faz ciencia

    Responder
  10. Avatar

    faço parte desta turma , só que neste periodo eu não estava aqui , mas eu achei bem legal as fotos, e os desenhos que aparecem nos videos

    Responder
  11. Avatar

    faço parte desta turma.

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code