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Questionar para entender que a ciência é dinâmica

25/04/2014

shutterstock_135191687 baixa A ciência é dinâmica e recebe novas informações constantemente. Algumas dessas novas informações atualizam o que sabíamos anteriormente. Um exemplo é o caso de Plutão: depois de muita discussão entre cientistas, ele deixou de ser considerado o 9º planeta do Sistema Solar e entrou para a categoria de planeta-anão – se consultarmos um livro de ciências bem atual veremos que o Sistema Solar possui oito planetas, e não mais nove, como aprendíamos na escola até 2006.

Graças a essa característica da ciência, às vezes acontece do professor ensinar para seus alunos algum determinado fenômeno que, no futuro, pode ser dinamizado com o surgimento de uma nova teoria. Este é um dos pontos mais importantes desse campo do conhecimento e, ao mesmo tempo, um desafio para os educadores.

“Ao contrário do que se acredita, a ciência é uma matéria interpretativa, que exige menos de fatos e mais de argumentos”, explica Mauricio dos Santos Matos, professor do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Universidade de São Paulo. Por isso, fazer o estudante questionar por meio de desafios ou exercícios práticos, vai ajudá-lo a entender a dinâmica da ciência e também a compreender seus outros aspectos.

O desafio está em criar modelos que façam as crianças terem curiosidade sobre as coisas. “As aulas estão estruturadas em uma lógica, baseada em repetições e modelos, o que pode restringir os argumentos dos alunos”, afirma Mauricio. Ao educador cabe estimular a construção do pensamento científico da criança: “Mostre que a ciência também tem um passado”.

O importante é que a criança entenda que a ciência precisa de lacunas – mistérios, fatos inacabados – para continuar a ser estudada. Criar exercícios práticos e mostrar fenômenos recentes, ou que sofreram alteração com o decorrer do tempo, pode facilitar o entendimento sobre essa dinâmica. Jogos que estimulem a imaginação também ajudam os alunos a se perguntar e querer saber mais sobre ciência. Além disso, trazer para a turma outros materiais didáticos e revistas ajuda a incrementar o conteúdo, e aulas externas possibilitam criar uma linha de discussão fora do contexto escolar.

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