Instituto TIM

Novas ideias de atividades para recomeçar TFC

20/03/2015

Depois da primeira experiência com TIM Faz Ciência em 2014, muitos professores já começaram este ano com várias ideias para o programa! É o caso da professora Cleide Rodrigues Pinheiro, da EMEB Isidoro Battistin, de São Bernardo do Campo (SP). Ela conseguiu completar apenas o percurso “Observar” no ano passado com sua turma do 4º ano, mas com atividades muito bacanas.

Neste ano ela irá continuar as etapas com os mesmos alunos, que agora estão no 5º ano. Porém, a sala conta agora com seis crianças novas, que ainda não conhecem TIM Faz Ciência. Para envolvê-los nos percursos junto com o restante da sala, Cleide pensou em uma solução: ela vai criar novos desafios inspirados nos de “Observar” para os estudantes que já fizeram essa etapa, enquanto os outros completam os desafios do Caderno do Estudante. “Assim, os alunos novos conseguem se situar, e os outros relembram essa operação”, conta a professora.

Além disso, ela vai integrar as operações de TIM Faz Ciência com um programa de educação ambiental que a turma participa e com o projeto da escola neste ano, sobre a conservação do ambiente escolar. “Em ‘Observar’, as crianças perceberam que há muito lixo descartado de forma incorreta no bairro, mesmo com dois pontos de coleta. Vamos continuar a falar desse tema, tanto na comunidade quanto dentro da escola, usando as operações intelectuais”, explica Cleide, que também vai envolver outras matérias nessas atividades.

Na EM Antônio Mendes, de Fortaleza (CE), a nova turma do 5º ano terá um recurso todo tecnológico para ajudar nas atividades: uma lousa digital. Ela é projetada no quadro branco e conectada ao computador. Então, tudo o que é escrito nela pode ser salvo como uma imagem ou um vídeo. A criançada já aprovou no primeiro teste, quando todos escreveram seu nome. E a professora Glória Maria Silva Hamelak quer aproveitar a lousa para fazer um convite virtual para TIM Faz Ciência e usar em atividades específicas. “Ao invés do grande mural com as definições das operações que fizemos no ano passado, poderemos criar um mural virtual”, diz.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Para Glória, que foi uma das vencedoras do Prêmio TIM Faz Ciência em 2014, duas coisas ajudaram o programa a ser um sucesso em sua turma: usar as operações nas outras matérias e criar novas atividades, além das que estão no Caderno do Estudante. E ela já tem algumas ideias para este ano, como sugerir que os alunos inventem produtos, com embalagem e tudo, para depois criar propagandas usando os critérios de persuasão, em “Classificar”. “Eles já estão cheios de expectativas, porque viram alguns cartazes feitos pelos estudantes do ano passado e ficaram bem curiosos sobre o programa”, conta a professora.

Conte para a gente nos comentários o que você está planejando para esse ano – e não esqueça de nos enviar os registros depois!

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code