Instituto TIM

Uma visita à Estação Espacial Internacional

30/05/2018

Quem acompanha o site de TIM Faz Ciência já sabe alguma coisa sobre a Estação Espacial Internacional (EEI, ou ISS, na sigla em inglês). Esse grande laboratório espacial foi criado para ser uma base permanentemente habitada – desde 2000, a EEI já abrigou 222 astronautas de 18 países, inclusive o brasileiro Marcos Pontes. Além de permitir que os cientistas estudem o efeito da permanência no espaço sobre o corpo humano e coletem dados sobre os oceanos, a atmosfera e a superfície terrestre, a EEI possibilita a realização de experimentos e pesquisas que não poderiam acontecer na Terra por causa da aceleração da gravidade.

Nós já mostramos um pouco da rotina dos astronautas que habitam a EEI (O dia a dia na Estação Espacial Internacional) e falamos das mudanças que acontecem no corpo de uma pessoa que passa um ano morando lá (Como fica o corpo dos astronautas no espaço?).

Mas nada é tão interessante quanto visitar a EEI pessoalmente, não é mesmo? E você pode fazer isso – pelo menos no mundo virtual, com o Google Street View. É claro que tem algumas diferenças: como não dá pra mandar um carro para o espaço, o tour em 360° da estação foi feito com base em fotos tiradas pelo astronauta francês Thomas Pesquet.

Dá pra visitar 16 módulos da EEI e conhecer mais sobre eles com os textos explicativos que ficam à direita da tela (em inglês). Entre os mais interessantes estão a Cúpula, um pequeno módulo produzido na Itália e desenhado para a observação de operações feitas do lado de fora da estação, e que tem uma vista espetacular da Terra. Outro módulo que vale a visita é o Laboratório de Pesquisa Columbus, feito pela Agência Espacial Europeia: ele é bem grande – tem 75 m³ – e permite a realização de milhares de experimentos sobre ciências naturais, materiais, física dos fluidos. Não deixe de navegar pelos nós (Node), que são as áreas cheias de cantinhos e equipamentos que conectam os módulos uns nos outros.

Uma visita para quem quer se sentir astronauta por um dia!

 

 

Saiba mais sobre a EEI:
https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/07/20/google-torna-possivel-viagem-ao-espaco-com-apenas-um-clique.htm
https://canaltech.com.br/ciencia/Tudo-sobre-a-Estacao-Espacial-Internacional/

 

Notícias relacionadas:
Como fica o corpo dos astronautas no espaço?
O desafio de levar os primeiros humanos a Marte
Um mapa gigante das estrelas da Via Láctea

 

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code