Instituto TIM

Fotos incríveis do espaço nas missões Apollo

02/03/2017

“Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade.” Essa famosa frase foi dita pelo astronauta Neil Armstrong em 20 de julho de 1969, quando ele se tornou o primeiro ser humano a pisar na Lua. E ela representa bem o sucesso que foi o programa Apollo, desenvolvido pela NASA (a agência espacial dos Estados Unidos) durante a década de 1960 até o começo da década de 1970. O objetivo era exatamente conseguir levar os primeiros astronautas à Lua, o que foi feito ao longo de 11 missões tripuladas.

Dentre elas, três foram para testar componentes e módulos do foguete Saturn V, usado durante as missões. A primeira grande conquista do programa aconteceu em 1968, com a missão Apollo 8, quando três astronautas orbitaram a Lua pela primeira vez. Já o primeiro pouso na Lua foi realizado durante a missão Apollo 11. No total, seis missões da Apollo conseguiram o feito de levar 12 astronautas a caminhar pela Lua. Eles fizeram pesquisas científicas, analisaram o solo lunar e coletaram amostras de rochas da Lua para fazer pesquisas na Terra.

Uma missão que não foi completada, mas se tornou bastante famosa, foi a Apollo 13. Quando os astronautas James Lovell, John Swigert e Fred Haise estavam viajando em direção à Lua, foram surpreendidos por uma explosão em um dos tanques de oxigênio do módulo de serviço da nave. Por causa dessa explosão, as reservas de oxigênio, água e eletricidade foram afetadas e eles tiveram que abortar a missão. Os esforços para trazer os astronautas de volta e em segurança foram tão grandes – e bem-sucedidos –, que viraram tema de um filme chamado “Apollo 13 – Do desastre ao triunfo” (1995), vencedor de dois Oscars.

Um programa cheio de conquistas e histórias não poderia deixar de registrar imagens das missões. O norte-americano Kipp Teague, um admirador dos programas espaciais antigos, teve a ideia – e o trabalho – de reunir uma série de fotos do programa Apollo disponibilizadas em domínio público pela NASA, e criou um perfil no Flickr chamado Project Apollo Archive. São mais de 10 mil fotos tiradas durante as missões com imagens da Lua, da Terra, dos astronautas, das naves, entre outras. Confira algumas delas:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O próximo grande desafio da NASA é levar os primeiros seres humanos a Marte. Será que eles vão conseguir cumpri-lo? Acompanhe nosso site que, em breve, publicaremos uma matéria contando mais sobre essa missão ambiciosa.

1 comentário

  1. Gostei muito desse conteúdo, porque estou estudando com os alunos sobre a viagem do homem na lua.

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *