Instituto TIM

Foguetes e ônibus espaciais na nossa visita à NASA

18/09/2015

A NASA, agência espacial norte-americana, tem escritórios espalhados por diversos lugares dos Estados Unidos. Um dos mais conhecidos é o Kennedy Space Center (KSC), que fica no estado da Flórida. Lá a NASA mantém um espaço especial para receber turistas do mundo todo, com atrações que apresentam um pouco da história da agência e de suas missões espaciais. A equipe de TIM Faz Ciência foi conhecer esse lugar de pertinho! Veja a seguir como foi essa visita.

Começamos com um tour de ônibus para conhecer o Complexo de Lançamento 39, onde foram lançados os veículos de missões famosas, como a Apollo e o programa de ônibus espaciais. Não é possível andar a pé por lá, já que só funcionários da NASA são autorizados a acessá-los. Mas das janelas do ônibus podemos ver o prédio de 160 metros de altura – equivalente a um edifício de 40 andares – onde são montados os veículos espaciais. Também dá para ver o prédio de controle das missões, as plataformas de lançamento e os veículos que levam os foguetes e ônibus espaciais até as plataformas. Tudo é gigante! Afinal, alguns dos foguetes têm mais de 100 metros de altura.

No final do tour chegamos ao Centro Apollo/Saturn V, dedicado a mostrar mais sobre o programa Apollo, que levou o homem à Lua. Depois de um vídeo de apresentação, entramos em uma sala com equipamentos originais da sala de controle da missão Apollo 8. Lá assistimos a uma simulação do momento em que o foguete foi lançado, levando três astronautas a orbitarem a Lua pela primeira vez. Os visitantes assistem aos vídeos originais do momento do lançamento em 1968, como se estivessem lá – a sala até treme na hora da decolagem!

Quando saímos da sala, damos de cara com um dos exemplares do Saturn V, o foguete do tamanho de um prédio de 36 andares usado nas missões Apollo – e o maior já construído. É um modelo extra, que não chegou a ir à Lua, mas é exatamente igual aos que foram. Todo esse tamanho tem um motivo: 91% do foguete é preenchido por combustível, para que ele possa subir até o espaço. Além do Saturn V, vários itens do programa Apollo estão expostos nessa área. Entre eles, uniformes dos astronautas, réplicas de veículos lunares e, o mais bacana, um pedacinho de uma das rochas coletadas na Lua, que os visitantes podem tocar!

A gente se sente uma formiguinha perto do Saturn V, e essa sensação se repete em outro espaço do KSC: o jardim de foguetes. É um jardim com oito réplicas em tamanho real de foguetes e cápsulas usados pela NASA. Não dá para colocar os foguetes verdadeiros porque eles se desmontam durante o lançamento conforme acaba o combustível, e o que fica é apenas a cápsula onde estão os astronautas. Além de passear por entre os enormes foguetes, você ainda pode andar pela mesma passarela onde passaram os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins para chegar até o foguete que os levaria à Lua.

O programa de ônibus espaciais da NASA também ganhou uma área especial no KSC. Entre 1981 e 2011, cinco ônibus espaciais levaram astronautas ao espaço para diferentes missões, como ajudar a construir a Estação Espacial Internacional e fazer reparos no telescópio Hubble. E um desses ônibus, Atlantis, está exposto lá! Você consegue chegar bem perto e ver todos os seus detalhes, incluindo arranhões e sujeirinhas dos 26 anos e 33 missões que Atlantis realizou. Ainda há diversos estandes com informações sobre os ônibus espaciais e a vida dos astronautas no espaço, jogos interativos e um simulador de decolagem de um ônibus espacial – esse é só para quem aguenta umas boas chacoalhadas e a pressão da decolagem!

Também visitamos espaços dedicados às primeiras missões tripuladas da NASA, Mercury e Gemini; às futuras missões, que pretendem levar astronautas para Marte e outros lugares além da Terra; e um cinema com filmes em 3D sobre o telescópio Hubble e as próximas missões da NASA. Isso tudo em apenas um dia – e ainda há outras opções que os visitantes podem explorar! Saímos dessa visita impressionados com tudo o que já foi alcançado e imaginando os mistérios do universo que ainda podem ser descobertos com as próximas missões espaciais!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code