Durante a etapa Observar, as crianças são convidadas a ver o mundo por meio de um olhar atento, a partir de hipóteses e concepções. Nós podemos utilizar todos os nossos sentidos para observar algo – mas, às vezes, há coisas que os sentidos não conseguem captar. É aí que a tecnologia pode nos ajudar a criar outras formas de enxergar o mundo. Para visualizar objetos em escala manométrica, que são invisíveis a olho nu, usamos microscópios bem potentes. Para avistar lugares distantes do universo, temos grandes telescópios.
Há também equipamentos que não precisam ser manipulados por cientistas: as câmeras fotográficas e de vídeo. Com certos recursos desses equipamentos, conseguimos ver detalhes e ângulos que nos trazem perspectivas diferentes sobre o que foi retratado. Um exemplo é o vídeo abaixo: você consegue identificar o que é cada objeto antes que ele apareça? Usando diferentes lentes fotográficas que ampliam bastante a imagem, os autores das fotos e do vídeo – um projeto israelense chamado Macro Room – capturaram detalhes de 17 objetos que nos dão um novo olhar sobre eles.
Na compilação de vídeos a seguir, conseguimos acompanhar de maneira acelerada vários fenômenos da natureza que acontecem lentamente: plantas germinando, o movimento de luzes da aurora boreal, chuva caindo sobre plantas em uma floresta, cogumelos crescendo no solo… Além de serem interessantes por nos permitirem observar com detalhes esses fenômenos, os vídeos são muito bonitos de se ver!
Que tal experimentar novos olhares sobre o mundo utilizando uma câmera? Nem precisa ser um equipamento de alta tecnologia, como os utilizados para fazer os vídeos acima. Com uma câmera simples e criatividade, é possível observar muitas coisas de uma forma diferente!
Notícias relacionadas:
– Como fazer sua própria câmera fotográfica
– Novos olhares sobre o recreio com a fotografia
– Ciência que vira arte com a fotografia